5 maneiras eficientes para trabalhar a diversidade na sala de aula

Para promover o respeito e a valorização da diversidade na sala de aula, é essencial propor a prática de atividades que estejam adequadas à idade do aluno e ao contexto vivenciado na escola. Algumas sugestões são:

1. Fortaleça a autoestima a partir da representatividade

As crianças, adolescentes e jovens no geral carecem de bons exemplos. Por isso, por meio de aulas expositivas sobre História ou demais disciplinas, o professor pode fortalecer a autoestima dos seus alunos apresentando figuras consideradas símbolo de representatividade, ou seja, que se destacaram em suas jornadas pela busca de reconhecimento e respeito.

Para trabalhar a questão do racismo, por exemplo, o educador pode contar as histórias de pessoas negras que ganharam destaque nacional ou internacional ao combater o preconceito racial e fortalecer a população negra. Além disso, também pode-se usar a literatura para mostrar a crueldade da escravidão, mas, acima de tudo, evidenciar a cultura e a capacidade dos negros de se organizar e de sobreviver.

2. Faça dinâmicas de integração para crianças

As brincadeiras de integração e dinâmicas de grupos são ótimas aliadas do professor na hora de trabalhar a diversidade em sala de aula na educação infantil. A maioria das atividades pode ser adaptada de acordo com a realidade e necessidade do educador e sua turma. Com essas práticas, as crianças aprendem a lidar com as diferenças e a conviver coletivamente sem qualquer tipo de discriminação.

Nesse caso, uma atividade interessante é o painel da diversidade, que propõe personalizar bonecos de cartolina. Funciona assim: o professor faz um boneco de cartolina branca ou papel pardo para cada aluno, entrega tintas, canetinhas, revistas e cola, e instrui os alunos a personalizá-lo de acordo com as suas características ou vontade.

Ao final da atividade, todos vão ter um boneco único. Em seguida, o educador cola os bonecos de mãos dadas no painel da diversidade para simbolizar a amizade e o respeito, e conversa com a turma para esclarecer dúvidas sobre o tema.

3. Explore a diversidade por meio de filmes infantis

Os filmes infantis e desenhos animados são recursos atuais e que geram identificação, sendo perfeitos para explorar as diferenças no ambiente escolar. O professor pode promover o dia do cinema na sala de aula, espalhando colchonetes e almofadas pelo chão para que os alunos possam assistir ao conteúdo confortavelmente.

Um dos filmes mais indicados para essa situação é o do ‘’Shrek’, que é composto por cenas que refletem sobre a diversidade, o conceito de normalidade e os lugares que a sociedade julga estarem destinados para as pessoas que são consideradas diferentes, levando em consideração padrões estéticos e fúteis.

4. Execute dinâmicas que estimulem valores

É durante a educação infantil que construímos a maior parte dos valores que carregamos por toda a vida. O exemplo, as situações e o convívio fornecem aprendizagens importantes para as crianças.

Pensando nisso, uma das funções do professor deve ser se preocupar em compreender os sentimentos dos discentes, o que pode ser feito com a exploração das suas qualidades, exercitando as suas necessidades e superando-as no cotidiano escolar.

Quando se trabalha valores como a amizade, honestidade, o amor e o respeito ao próximo, também se está valorizando a diversidade na sala de aula.

Para essa situação, o educador por usar a dinâmica do feitiço que vira contra o feiticeiro — todos os alunos formam um círculo e se sentam no chão, em seguida escrevem em uma folha o que gostariam que o seu colega do lado direito fizesse. Porém, são eles que vão realizar a atividade proposta ao seu amigo. Assim, ensina-se a não fazer o desejar para o outro o que você não quer para si.

5. Use os personagens da literatura infantil

A literatura infantil tem diversos exemplos que podem ser usados para ensinar as crianças a lidar com as diferenças. O ideal é fugir dos livros politicamente corretos e com raciocínios prontos, dê preferência para as histórias que permitem que os alunos façam uma reflexão.

O professor pode contar a clássica história do Patinho Feio e depois pedir para que os alunos desenhem o seu próprio patinho, passando a ideia de que não existe um desenho mais correto do que o outro, de que todos nós temos características únicas e que devem ser respeitadas.

É papel da escola e dos seus educadores trabalhar a diversidade na sala de aula. Assim, formam-se cidadãos com valores humanos, que são capazes de respeitar as diferenças culturais, étnicas, religiosas, ideológicas, entre outras.