6 dicas para compras e consumo sustentável

01. Não compre por impulso.

Avalie bem se necessita do que vai comprar e desfaça-se apenas de um objeto quando este já não puder mesmo ser utilizado. Ao refrear as compras por impulso evita o consumo desnecessário de recursos naturais do planeta. Simultaneamente, conseguirá aumentar as poupanças do orçamento familiar.

02. Aposte num consumo consciente.

Esteja atento a todos os detalhes do produto ou serviço que vai adquirir e valorize as empresas com práticas de responsabilidade social e ambiental. Antes de comprar informe-se sobre os impactos ambientais causados pela fabricação, transporte e venda do produto, assim como sobre a mão-de-obra contratada para a produção. Verifique se o produto é certificado por entidades autorizadas e reconhecidas em termos ambientais.

03. Substitua os sacos de plástico pelos ecobags

(feitos de algodão ou outros materiais considerados sustentáveis). Os sacos de plástico demoram mais de 300 anos para se decomporem e, nos oceanos, são uma ameaça a diversas espécies marinhas.

04. Evite o uso de produtos químicos para lavar a roupa e a louça.

Prefira os produtos biodegradáveis, que se decompõem na natureza.

05. Proteja os animais em vias de extinção.

Promova o consumo responsável e não compre produtos fabricados a partir de espécies em vias de extinção.

06. Escolha produtos com opção de recarga.

Os produtos com opção de recarga permitem não só poupar dinheiro, como diminuem o fabrico de embalagens nocivas para o ambiente. Na indústria dos cosméticos, por exemplo, encontrará várias alternativas nestes moldes, como os cremes hidratantes e os sabonetes líquidos.