Ações sustentáveis para deixar sua loja virtual mais verde

A prática sustentável, além de trazer benefícios ao meio ambiente, pode ser muito vantajosa para a marca. Uma dessas vantagens é garantir a atenção do consumidor. Segundo uma pesquisa realizada pela Nielsen (empresa de pesquisas de mercado) 66% dos consumidores preferem comprar com empresas ligadas à produção ecológica e sustentável. Já segundo o IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), 62% das pessoas trocariam determinada empresa por outra que apoia causas sociais.

Além disso, ser uma empresa sustentável pode auxiliar na imagem da sua marca e gerar um diferencial. Mostrar que sua loja virtual está engajada em causas sociais, além de atrair mais clientes, pode facilitar integração com parceiros que também estejam engajados na causa.

Por isso, separamos algumas ações simples para que você possa aplicar nos processos do seu e-commerce e se tornar uma empresa ecofriendly.

Mude sua forma de entrega

Grande parte dos emissores de gases prejudiciais ao meio ambiente são os carros e motos. Além de emitirem dióxido de carbono (CO2), os automóveis poluem a atmosfera com gases nocivos e partículas.

Por isso, priorize entregas de bicicleta quando o endereço for próximo.

Opte por embalagens ecológicas

Ao embalar o produto para envio, opte por embalagens ecológicas, biodegradáveis ou reutilizáveis. Quando o produto foi frágil, busque uma alternativa ecológica para reduzir o impacto (neste caso, o jornal é uma boa pedida).

Outra dica legal é enviar os produtos em embalagens que os clientes vão utilizar, como uma caixinha para guardar coisas.

Engaje seu consumidor na causa

Já que sua empresa estará engajada na causa sustentável, é ideal que seu consumidor esteja a par dessa nova realidade. Por isso, utilize sua loja virtual e suas redes sociais para comunicar a nova visão da marca. Ofereça informações relevantes, e dê dicas para que o consumidor esteja envolvido na causa também.

Além disso, envolva sua marca em ações sociais. Faça um dia de doação de um percentual do valor para determinada instituição e mostre ao seu consumidor que ele pode ajudar também.

Dessa maneira, sua marca estará ajudando uma causa e, paralelamente, se beneficiará com isso. Mude a cultura da sua empresa, conquiste novos clientes e ajude uma causa social.