Confira dicas para evitar o desperdício de alimentos em casa

Confira dicas para evitar o desperdício de alimentos em casa

De acordo com Relatório Global sobre Crises Alimentares, apoiado pela ONU e lançado em março deste ano, 124 milhões de pessoas, espalhadas em 51 países do mundo, estão em situação de fome severa. Hoje (16/10), Dia Mundial da Alimentação, a palavra consciência nunca fez tanto sentido. A data foi criada para fazer com que a população reflita sobre temas como fome e segurança alimentar. No seu cotidiano, por exemplo, você pode colaborar para diminuir o desperdício de alimentos.

Lidiane Fernandes, nutricionista do Programa Mesa Brasil em Fortaleza, do Serviço Social do Comércio (Sesc), afirma que com pequenas atitudes é possível evitar o desperdício de alimentos em casa. Confira, abaixo, algumas dicas:

  • Quando for realizar as compras é importante que estas sejam feitas em pequenas quantidades, com maior periodicidade possível, evitando, assim, grande estoque de produtos.
  • Os alimentos devem ser comprados com base em uma lista de compras que considere o quantitativo ainda presente no estoque do lar, prevenindo o acúmulo desnecessário dos produtos.
  • Os alimentos devem ser utilizados de acordo com sua validade, de modo que os que vencem primeiro devem ser usados nas preparações mais brevemente.
  • Acondicione os alimentos corretamente, de acordo com a indicação do fabricante na embalagem.
  • Frutas e verduras devem ser guardadas em refrigeração para manter sua proteção contra a deterioração por mais tempo. Podem também ser previamente higienizadas quando for acondicioná-las, porém, devem ser guardadas em recipientes limpos, preferencialmente herméticos, em refrigeração.
  • Aproveite os alimentos de forma integral, incrementado o cardápio do lar com preparações que usem, além de polpas, cascas e sementes.
  • Caso haja sobra limpa, não descarte e nem as deixe em temperatura ambiente por tempo prolongado. Realize reaquecimento e armazene a preparação na geladeira para aproveitamento em outras preparações no dia seguinte.
  • Para conservação dos alimentos por mais tempo, pode ser utilizada a técnica de branqueamento, que consiste na aplicação de choque térmico (alimentos por alguns minutos, de acordo com o tipo de fruta ou verdura, em água fervente e sua transferência para água fria em gelo) e após essa etapa, armazenamento dos produtos em congelador, podendo os mesmos durarem até 6 meses sob congelamento.