Oito dicas para ajudar a proteger nossas praias

Precisamos sempre, não importa a época do ano, ter atenção e cuidado com os nossos paraísos tropicais. Por isso, listamos aqui oito dicas simples para cuidar bem das nossas praias e garantir que elas continuem sendo um ótimo refugio por muito tempo.

1 – Lixo zero

Faça uma lista de tudo que você está levando e certifique-se de trazer tudo de volta para casa, inclusive embalagens, sacos e garrafas plásticas. Tudo que é jogado na areia termina, invariavelmente, no mar, e pode causar a morte de animais e sérios danos ao ecossistema marinho. Nem um canudo pode ficar de fora, portanto, recolha tudo que foi consumido e deixe a praia da mesma forma como você a encontrou.

2 – Combate ao plástico

De todo o plástico produzido, consumido e descartado no mundo, uma grande parte acaba no mar. Uma prova alarmante disso foi descoberta no Oceano Pacífico, onde uma pesquisa revelou que a massa de plástico presente no Giro Pacífico Norte é seis vezes mais elevada do que a massa de plâncton. A área, do tamanho do estado americano do Texas, é batizado de Eastern Garbage Patch, a “Porção-lixo do Leste” do Pacífico. Por isso, evite ao máximo o uso de plástico e certifique-se de que ele seja reciclado.

3 – Pescaria amiga

Se você gosta de pescar, tente manter uma regra simples: limite o que você captura. Para isso, mantenha apenas os peixes que você pode comer e use anzóis sem farpa para poder capturar o que você quer e liberar os demais. Também lembre-se de descartar os materiais de pesca, como isca e linha, de forma adequada. Se jogados em qualquer lugar, esses objetos podem ser prejudiciais para a vida marinha e para a qualidade da água.

4 – Cuidado com os produtos

Fique atento ao que você colocar na sua pele, roupa e cabelo antes de entrar na água. Alguns ingredientes de produtos de proteção solar para o cabelo e a pele são conhecidos por prejudicar os corais, que são vitais para a manutenção da saúde dos oceanos. Hoje já existem muitas opções de produtos não-tóxicos e biodegradáveis no mercado que são muito eficazes e mais seguros para o meio ambiente.

5 – Vaso sanitário não é lixo

Não jogue nenhum tipo de lixo nos vasos sanitários. Tudo que está ali segue direto para a rede de esgoto que, em muitos casos, deságua no mar. O resultado disso é que tudo o que foi jogado no vaso acaba poluindo os oceanos e praias de todo o mundo.

6 – Deixe o mascote em casa

Você ama seu cãozinho e quer passar o máximo de tempo ao lado dele, que adora correr livremente pela praia, correto? Tudo bem, mas o que pode parecer um ato inofensível é, na verdade, um perigo para a saúde de quem frequenta a praia. Por mais educado que seja o seu cachorro, será difícil controlá-lo se ele tiver vontade de fazer xixi ou fezes durante o passeio. Por isso, deixe-o em casa quando for à praia e ajude a tornar esse ambiente mais limpo e saudável.

7 – Dê folga ao carro

Aproveite o momento de descontração e utilize outros meios de transporte para ir até a praia. A bicicleta pode ser uma boa opção. Além de não emitir nenhum gás poluente, você poderá fazer atividade física e já ir curtindo o vento no rosto e o contato com a natureza.

8 – Responsabilidade a todo o momento

E finalmente, não pense nas suas praias favoritas apenas quando você está desfrutando delas. Esteja consciente do fato de que cada vez que chove em nossas cidades, o lixo que é descartado inadequadamente segue pelos bueiros diretamente para os oceanos e areias brancas. Por isso, seja responsável por tudo que você joga fora e ajude a manter a praia limpa mesmo quando está longe dela.