312 municípios brasileiros estão com baixa cobertura da vacina contra a poliomielite

Segundo a OMS, o risco se dá aos locais que possuem menos de 95% das crianças vacinadas, atualmente, a média nacional é de 77%.

Cerca de 312 municípios brasileiros estão com baixa cobertura da vacina contra a poliomielite e sarampo, foi o que alertou o Ministério da Saúde na terça feira (3). Menos da metade das crianças menores de um ano de idade receberam a vacina em 2017.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quando ocorre menos de 95% no índice de vacinação, não temos o controle garantido e, em consequência, mais crianças são afetadas pela falta da vacina. Atualmente, a média nacional é de 77% na cobertura da vacina.

A poliomielite causa atrofia muscular e perda da comunicação nervosa adequada, após um período de paralisia. Algumas crianças ficam com atraso no desenvolvimento muscular permanentemente (geralmente dos membros inferiores).

Além da poliomielite, houve também um registro de 463 casos de sarampo, em 2018, no país.

Segundo o especialista em virologia, Fernando Spilk, em entrevista à rádio CBN, a população precisa estar atenta às notícias falsas sobre o tema. Spilk alerta que um problema só é divulgado no Brasil quando se agrava. “As pessoas dificilmente veem algo relacionado à poliomielite ou ao sarampo, mas é necessário ficar alerta, pois com essa baixa procura pela vacinação essas doenças podem proliferar”, afirma ainda.

Para Spilk as formas de amenizar a situação é estar alerta às “Fake News” (notícias falsas). Outra forma é aumentar os esforços na prevenção da pólio e do sarampo e fazer maior divulgação sobre as doenças. Outra alternativa apontada é iniciar a sensibilização nas escolas em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Referência: CBN