OMS aponta que cerca de 50 milhões de pessoas sofrem lesões no trânsito ao ano

No mundo, quase 700 mil pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito desde 2000, segundo o Observatório Nacional de Segurança. Foram mais de 38 mil mortes só em 2015.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um milhão de pessoas morrem ao ano e até 50 milhões sofrem lesões por acidentes de trânsito. A maioria das vítimas fatais são jovens entre 15 e 29 anos.

A OMS estima que o custo global decorrente dos acidentes de trânsito é de 1,8 trilhão de dólares ao ano.

Diante da relevância desse assunto, o ODS 3 – que trata de questões relacionadas à saúde – trouxe uma meta específica (3.6) que prioriza a redução pela metade do número de mortes de trânsito até 2020.

Para a OMS esses dados alarmantes só enfatizam a urgência de se priorizar ações para a redução das vítimas e, consequentemente, a diminuição dos impactos financeiros e sociais que o trânsito está causando.

Maio amarelo

No mês de maio, aconteceu o Movimento Maio Amarelo. Tem como intenção disseminar, conscientizar e alertar a população de todo o mundo aos altos números de mortes ocorridos no trânsito. Ao mobilizar empresas, órgãos do governo, associações, entre outros e propagar informações relevantes sobre o tema, torna-se possível definir ações conjuntas para conscientizar e alertar toda a população.