Brasil é destaque em energia renovável

A maior distribuição foi de 80% e ocorreu nas residências.

Atualmente, o Brasil se encontra em destaque global quando se trata de energia sustentável. Segundo a Agência Internacional de Energia Elétrica (ANEEL), nosso país é o terceiro maior produtor de energia hidrelétrica (transformação da energia da água em eletricidade) e maior gerador de energia renovável do mundo.

O Brasil teve, em 2016, um aumento de 407% em microgeradores de energia solar, ou seja, sistemas de geração de energia de pequena e média potência, sendo suficiente por exemplo, para uma casa ou um edifício. Dados da ANEEL mostram que a maior distribuição foi de 80% e ocorreu nas residências.

O relatório “Tendências globais no investimento em energias renováveis 2018“, lançado em abril (05) deste ano, pela Organização das Nações Unidas (ONU), revelou que, no ano passado, o mundo teve um record em geração e investimento de energia solar. Foram mais de 98 gigawatts (GW) dedicados a energia solar, e um investimento de mais de 160 milhões de dólares no mesmo setor, o equivalente à 18% a mais, se comparado com o ano de 2015.

Leia também: Municípios brasileiros ainda destinam seus resíduos de maneira imprópria.

Vale lembrar, que ao aderir a energias mais sustentáveis, estamos também colaborando com a diminuição das emissões de dióxido de carbono, ao ponto que, a atual geração de eletricidade gerada por fontes renováveis, equivalem a aproximadamente -1,8 GW dessas emissões.

Para tanto, a Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012 que passou a vigorar em 2012, nos informa que, qualquer brasileiro tem o direito de gerar sua própria energia através de fontes renováveis, “trata-se da micro e da minigeração distribuídas de energia elétrica, inovações que podem aliar economia financeira, consciência socioambiental e autossustentabilidade”, afirma ANEEL.

 BIOGÁS

Outra opção sustentável de energia é o Biogás, este é feito a partir de resíduos orgânicos como esterco, palha ou bagaço de vegetais e lixo.

Através de um método de combustão, a geração dessa energia é transformada de gás para energia mecânica. Essa energia mecânica aciona um gerador que produz energia elétrica.

O Biogás, além de utilizado na geração de energia elétrica, também funciona como combustível para fogões e motores.

Essa energia está sendo mais utilizada em áreas rurais, ajudando a melhorar a destinação dos resíduos. Nas áreas urbanas o processo ainda não é tão difundido, mas tem grande potencial devido à quantidade de resíduos acumulada diariamente.

Com a substituição da energia convencional por outra de fontes alternativas o impacto ao meio ambiente será menos agressivo.