Como identificar e tratar os transtornos mentais via SUS

Além da saúde física, é preciso cuidados com a saúde mental para preservar o adoecimento emocional. Campanha Janeiro Branco vem com o objetivo de fazer as pessoas pensarem sobre suas vidas

Você já parou para pensar como está a sua saúde mental? O excesso de trabalho, as correrias e a rotina agitada podem provocar sintomas de transtornos mentais que, muitas vezes, são imperceptíveis. Pequenos sinais de uma simples ansiedade acabam tornando-se mais graves e precisam de atenção.

Por isso, a campanha Janeiro Branco vem com o objetivo de convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito, e o quanto elas conhecem sobre suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.

Além da saúde física, é preciso também cuidados com a saúde mental para preservar o adoecimento emocional. De acordo com a psicóloga Camila da Silva Eidam de Lima, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), o transtorno mental pode trazer diversos prejuízos à vida como o isolamento, perda do sono ou sono em excesso e a falta de apetite, por exemplo.

“Qualquer pessoa pode vir a ter transtorno mental, como uma leve ansiedade antes de uma entrevista de emprego, por exemplo. Porém, é preciso ficar atento quando isso se torna constante e dura por mais de 15 dias. É importante notar se algum familiar começar a mudar a rotina de forma prejudicial, como dormir demais, apresentar alterações repentinas do humor ou algum tipo de transtorno alimentar. Os sintomas também estão ligados à queda de cabelo, perda de peso e dor física”, explica.

“O primeiro passo ao perceber que algo não está bem é procurar uma Unidade Básica de Saúde que poderá realizar os encaminhamentos necessários do paciente para tratamento adequado. Alguns transtornos leves como ansiedade, por exemplo, são atendidos pela própria unidade. Casos mais graves de depressão, esquizofrenia, entre outros, não encaminhados ao Ambulatório de Saúde Mental ou para os Caps”, diz a psicóloga.

Também pode te interessar: