Desigualdade de gênero dificulta o desenvolvimento sustentável

Mulheres estão sub-representadas em áreas como ciência, tecnologia, matemática, e engenharia. O novo relatório da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) declara que a igualdade de gênero deve ser a base para o novo modelo de desenvolvimento da região.

“As desigualdades de gênero são um obstáculo ao desenvolvimento sustentável, e as mudanças no cenário enfrentado pela região são uma manifestação da urgência de avançar decisivamente em direção a estilos de desenvolvimento que contemplem a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres, bem como a garantia dos direitos de todas as pessoas, sem exceção”, destaca o informe, intitulado “A autonomia das mulheres na mudança de cenários econômicos”.

Segundo a CEPAL, são necessários grandes esforços para a elaboração de políticas públicas de qualidade que reconheçam a participação das mulheres na economia.

O informe segue: “A situação das mulheres da América Latina e do Caribe é heterogênea; é necessário garantir que avanços alcancem essa diversidade de mulheres e que as desigualdades de gênero sejam tratadas em uma perspectiva interseccional, reconhecendo as diferentes experiências de opressão ou privilégio existentes”.

Um dos resultados diretos desse tipo de política seria uma melhora nas oportunidades e condições de emprego, maior autonomia feminina e, consequentemente, um incentivo para a participação dos homens nos trabalhos domésticos, hoje liderados por mulheres.