Dia 5 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Voluntário

Desde 1985 a Organização das Nações Unidas institui o dia 5 de dezembro como o dia internacional do voluntário. A ONU define o voluntário como uma pessoa que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos.

O voluntariado promove a apropriação local para soluções de desenvolvimento, cria resiliência e fortalece a preparação das comunidades. O voluntariado também transforma tanto os voluntários com as pessoas com quem eles trabalham.

O Sistema Fiep, com o objetivo de incentivar a ação voluntária entre seus colaboradores, lançou o Programa de Voluntariado, uma rede de colaboração que recebe orientação e investimentos financeiros, por meio da premiação de projetos liderados por colaboradores, que podem ser realizados em parcerias com outras instituições e equipes.

No Brasil, dados apontam que 4,3 milhões de pessoas realizam trabalho voluntário, isso corresponde a 4,3% da população brasileira.