Em dia mundial, ONU celebra 25 anos de convenção para proteger biodiversidade

As celebrações do Dia Internacional para a Diversidade Biológica, lembrado nesta terça-feira (22,) marcam os 25 anos da entrada em vigor de um tratado internacional, assinado por 196 países, para garantir a conservação e uso sustentável da riqueza natural do planeta. Apesar de avanços, dirigentes da ONU alertam que recursos do meio ambiente não são inesgotáveis e estão ameaçados por atividades humanas. Para o secretário-geral António Guterres, futuro coletivo depende da proteção da biodiversidade.

semana internacional da biodiversidade

As celebrações do Dia Internacional para a Diversidade Biológica, lembrado nesta terça-feira (22,) marcam os 25 anos da entrada em vigor de um tratado internacional sobre o tema, assinado por 196 países. A Convenção sobre Diversidade Biológica foi aberta para assinaturas durante a Rio-92 e passou a valer em 1993.

Em mensagem para a data, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lembrou que o documento tem três metas — “a conservação global da biodiversidade, seu uso sustentável e a partilha equitativa de seus benefícios”. Segundo o chefe da ONU, esses objetivos fazem parte dos esforços para o cumprimento da nova Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

“Proteger e restaurar ecossistemas e garantir o acesso a serviços ecossistêmicos são (caminhos) necessários para a erradicação da pobreza extrema e da fome. A redução do desmatamento e da degradação do solo e a ampliação dos estoques de carbono nas florestas, nas terras áridas, nas pastagens e zonas agrícolas são necessárias para mitigar a mudança climática. A proteção da biodiversidade das florestas e bacias hidrográficas sustenta o abastecimento limpo e abundante de água”, afirmou Guterres.

Mas apesar de a comunidade internacional conhecer os ganhos trazidos por iniciativas de conservação, “a perda de biodiversidade continua em todo o planeta”, alertou o dirigente máximo das Nações Unidas.

A natureza possui uma rede extremamente complexa e interligada de seres vivos, delicadamente equilibrados e adaptados para habitar as mais diversas regiões climáticas e geográficas do nosso planeta. Muitas dessas relações complexas ainda não são compreendidas, mais uma razão para proteger essa riqueza natural.

Leia também: 

Mudanças climáticas podem levar 48% das espécies ao risco de extinção

Ao longo dos anos, a convenção sobre diversidade biológica teve seus mecanismos institucionais ampliados, com a adoção dos Protocolos de Nagoya e Cartagena e das Metas de Aichi para a Biodiversidade.

Guterres lembrou que em 2018 os países-partes da convenção começarão a elaborar um novo plano de ação para implementar os princípios do tratado. O objetivo da estratégia será garantir que, até 2050, “a biodiversidade seja valorizada, conservada, restaurada e usada sabiamente para o benefício de todos os povos”.

“Neste Dia Internacional para a Diversidade Biológica, convoco governos, empresas e pessoas em todos os lugares a agir para proteger a natureza que nos sustenta. Nosso futuro coletivo depende disso”, completou o secretário-geral.

Leia a matéria completa na íntegra