Em momento histórico, liderança na ONU tem mais mulheres que homens

Secretário-geral reuniu-se com seu gabinete nesta sexta-feira; é o primeiro encontro de trabalho desde que as Nações Unidas atingiram a paridade de gêneros; agora são 23 mulheres e 21 homens na linha de frente da organização; chefe de gabinete é a embaixadora brasileira, Maria Luiza Ribeiro Viotti.

As Nações Unidas atingiram pela primeira vez em sua história a paridade de gêneros num alto escalão da organização, o da liderança.

A informação foi dada pelo porta-voz do secretário-geral, Stephane Dujarric.

Plano

Dujarric lembrou que o chefe da ONU, António Guterres, ressaltou que ainda que a notícia seja motivo de celebração, esta é apenas uma parte do plano da ONU para a paridade de gêneros. Guterres se reuniu com seu gabinete nesta sexta-feira.

No momento, a ONU tem 23 mulheres e 21 homens em altos postos, até o fim deste mês, o grupo ganhará mais uma mulher.

Ainda no encontro, Guterres falou da importância de a ONU continuar a combater a exploração e o abuso sexuais dentro da organização, e de atingir a paridade não apenas na liderança da casa, mas em todos os níveis.

O objetivo do secretário-geral é que a organização alcance esta paridade até 2028.
Assim que assumiu o posto, Guterres anunciou o nome da nigeriana Amina Mohammed como vice-secretária-geral e da embaixadora brasileira, Maria Luiza Ribeiro Viotti (foto), como chefe de gabinete.