Encontro trata sobre a importância da inovação e infraestrutura para o desenvolvimento sustentável do país

Os alunos de administração da UNIBRASIL debateram sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 9 (ODS 9).

Na última quarta (29), aconteceu mais um encontro do IV Ciclo de Estudos ODS. Desta vez, os participantes foram os alunos de administração da UNIBRASIL debatendo sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 9 (ODS 9) – infraestrutura e inovação -, mais especificamente sobre sua meta 9b – apoiar o desenvolvimento tecnológico, a pesquisa e a inovação nacionais nos países em desenvolvimento, inclusive garantindo um ambiente político propício para, entre outras coisas, a diversificação industrial e a agregação de valor às commodities.

O evento contou com o professor Marcos José Valle, coordenador do curso de Administração da UNIBRASIL, para mediar o evento. Compareceram também como palestrantes: a Professora e Integrante do Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade, Diva Irene da Paz Vieira; o coordenador do MBA Liderança para a Transformação Digital e Indústria 4.0 das Faculdades da Indústria e sócio da startup Exy9BR, Rafael de Tarso; e também o Professor da PUC PR, especialista nos temas Estratégia Empresarial, Estratégia Corporativa, Desenvolvimento de Cenários, Eduardo Damião.

Logo no início do evento, a professora Diva destacou a importância do papel das universidades para alcançar os Objetivos da Agenda 2030. Para ela, esses encontros são fundamentais para disseminar conhecimento aos novos atores sociais, os universitários. “A Agenda 2030 precisa da parceria de inúmeros atores, sendo a universidade um ator de maior relevância nesse processo”, afirmou. Todos os indicadores apresentados podem ser acessados no PORTAL ODS (www.portalods.com.br).

O Professor Dr. Eduardo Damião afirma que, para o país voltar a crescer, é fundamental que todos compreendam esse pacto global que são os ODS, e firmem uma união nacional. “Todos temos muitas possibilidades de contribuir com os ODS, mas, para que essas ações sejam concretas e efetivas, é necessário que o Brasil volte a ser um país mais organizado”.

Para o especialista Rafael de Tarso, com a Indústria 4.0, várias tecnologias (impressão 3D, realidade virtual, inteligência artificial) impactam diretamente na competitividade das empresas, tanto que muitas das atuais funções e atividades serão extintas pela automação, mas, em contrapartida, novas serão criadas dentro desse novo cenário mundial, onde as pessoas terão papel de destaque.

O encontro aconteceu graças à parceria do Serviço Social da Indústria (SESI PR) com o Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes (CIFAL Curitiba). Cada encontro aborda um ODS diferente como tema, a fim de disseminar informações relacionadas à nova agenda mundial de desenvolvimento (Agenda 2030), aprovada pela Organização das Nações (ONU) no ano de 2015. Para saber mais, acesse: www.portalods.com.br.