Estudos relacionados a Justiça e Paz mostram que situação do Brasil pode atrasar o alcance do ODS16

Brasil perde 27 posições, em três anos, ficando entre os países mais corruptos do mundo.

Brasil cai no ranking dos países menos corruptos de 69ª posição, em 2014, para 96ª em 2017, perdendo 27 posições em apenas três anos.

Os dados são da Transparência Internacional que analisou 180 países, delimitando a análise da corrupção apenas no setor público. A estatística interfere diretamente no alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 16 (ODS16), que trata assuntos relacionados à paz e justiça.

O ODS 16 aborda a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas para desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos e construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Segundo o Relatório Anual de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em 2017, o Brasil apresentou crescimento da violência. Em 2016, ocorreram mais de 61 mil mortes violentas, representando 7 mortes por hora. Este foi o maior número já verificado no Brasil.

A corrupção gera mais desigualdade social, lembrando que quanto maior a desigualdade maior será a violência no Brasil.

“A desigualdade social está entre as maiores causas da violência entre jovens no Brasil. Ela é o grande contexto, o pano de fundo, onde vive a população mais atingida por esse problema: as pessoas entre 15 e 24 anos”, afirma Luseni Aquino no artigo Desigualdade social, violência e jovens no Brasil, produzido pelo IPEA.