Febre Amarela: a informação é o melhor caminho

Nos últimos meses, a Febre Amarela tem sido motivo de preocupação. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), de julho de 2017 até o início de janeiro deste ano, foram confirmados cerca de 40 casos da doença, sendo a maioria no Estado de São Paulo.

Vale lembrar que a Febre Amarela é transmitida através de mosquitos da espécie Aedes e Haemogogus, habitando na selva ou rodeando residências. Os sintomas mais comuns são: febre, dor muscular (principalmente nas costas), dor de cabeça, perda de apetite, náuseas ou vômitos; porém especialistas alertam que algumas pessoas podem não apresentar sintomas. A OMS ressalta que é importante ficar atento aos sintomas para tratamento imediato.

A partir do dia 29 de janeiro deste ano, para evitar o aumento de casos, o Ministério da Saúde passou a realizar uma campanha com doses fracionadas da vacina (dose padrão é 0,5 Ml e protege por toda a vida, enquanto a dose fracionada equivale à 0,1 Ml e protege por pelo menos oito anos), junto aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. A campanha do Ministério da Saúde tinha como meta imunizar aproximadamente 19,9 milhões de pessoas.

Para mais informações é importante sempre consultar uma fonte oficial para não obter informações falsas ou destorcidas.

Acesse o Ministério da Saúde e tire todas as suas dúvidas.