Hoje acontece o lançamento do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (2017)

Nesta segunda-feira dia 11, acontecerá o lançamento do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência – IVJ 2017. Segundo a UNESCO, uma mulher negra, entre 15 e 29 anos, corre 2,19 vezes mais risco de sofrer um homicídio que uma mulher branca na mesma faixa etária (dados de 2015).

Afim de propagar o fim da violência contra os jovens negros, a Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO), revelou que o lançamento do IVJ ocorrerá durante a campanha Vidas Negras das Nações Unidas, em sintonia com o Dia dos Direitos Humanos, celebrado na data de ontem (10).

Leia também: Países só cumprirão metas da ONU com participação dos jovens, dizem dirigentes

Desta vez, o relatório trará também uma análise por gênero, permanecendo os indicadores da publicação de 2014 (Violência nos Municípios e Desigualdade Racial), mas incluindo análises de desigualdade entre jovens brancas e negras.

O IVJ (2017) conta com a parceria da UNESCO, da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) da Presidência da República e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os dados servirão de apoio para o novo Plano Juventude Viva, da Secretaria Nacional de Juventude, e também fortalecer às partes vulneráveis financiando o governo brasileiro para realização de políticas públicas.