Ideia brasileira, “Tinder da Reciclagem” recebe prêmio de parceira internacional da UNESCO

Conectar ofertas e demandas, assim como problemas e soluções, é uma das mais eficazes e virtuosas possibilidades que os aplicativos podem oferecer – seja para paquera, para comida ou mesmo para algo tão fundamental quanto a reciclagem de lixo. É o que realiza o app Cataki, conectando catadores com empresas e pessoas que precisam ou desejam descartar materiais recicláveis.

O Cataki não tem fins lucrativos e foi desenvolvido pelo grafiteiro e ativista Mundano, também criador do projeto Pimp My Carroça. Em 7 meses de atividade, o aplicativo já recebeu o registro de mais de 300 catadores brasileiros em 30 cidades diferentes.

Os catadores são responsáveis por quase 90% da reciclagem no Brasil, que diariamente produz cerca de 200 mil toneladas de resíduos. Por isso, é justo que a iniciativa do Cataki tenha sido premiada no Netexplo, prêmio de inovação para projetos de tecnologia que promovam impacto social e de negócios. O fórum Netexplo oferece o prêmio em parceria com a UNESCO.

O aplicativo não é exclusivo dos smartphones, e funciona com telefonemas diretos aos catadores mais próximos, através de seus perfis. Horário, local e preço podem ser combinados pelo telefone para todo tipo de descarte: móveis, eletrônicos, vidro ou mesmo papéis.

Se a tecnologia muitas vezes parece fadada à banalidade, um projeto como o Cataki lembra das infinitas possibilidades de se usar as inovações para melhorar a vida de trabalhadores e do próprio planeta.