Neste dia mundial contra o câncer repense sua alimentação

Neste dia Mundial Contra o Câncer (4 de fevereiro), vale lembrar que uma boa alimentação pode trazer muitos benefícios, inclusive, prevenir um câncer.

 

A prevenção deve acontecer desde cedo, nas crianças, para evitar um câncer futuro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é importante manter uma dieta saudável e sempre fazer atividades físicas evitando o sobrepeso, que pode aumentar a possibilidade de desenvolver alguns tipos de câncer.

O desequilíbrio alimentar traz a obesidade e a inatividade física, que são os responsáveis por alguns tipos de câncer como: esôfago, mama (principalmente em mulheres após a menopausa), endométrio (útero), rim e colorectum (cólon ou do reto).

As atividades físicas podem ser básicas como caminhar todos os dias por, no mínimo, 30 minutos.

Para a dieta é recomendado, a fim de evitar o câncer especificamente, limitar o consumo de peixe ao estilo chinês (salgado e fermentado); evitar temperaturas quentes em bebidas; e diminuir a exposição a aflatoxinas em alimentos (toxinas produzidas por algumas espécies do fungo Aspergellus, encontradas em alimentos produzidos e guardados em regiões mais quentes, por se desenvolverem em temperatura e humidade elevadas).

A OMS alerta para o câncer de colo do útero

A cada ano, mais de 28 mil mulheres vão a óbito por câncer de colo do útero na América Latina e no Caribe e mais de 56 mil casos foram diagnosticados. Segundo a Organização Mundial da Saúde, se somar os casos dos Estados Unidos e do Canadá, o número de óbitos sobe para 34 mil e de diagnósticos para 72 mil.

O câncer de mama permanece sendo o mais frequente, com 462 mil casos nas Américas.

Contudo, há mais de uma década existem vacinas contra o papilomavírus humano, o conhecido HPV. Outra maneira de evitar novos casos de mortes, é através da triagem ou tratando das lesões pré-cancerosas.

O câncer é a segunda principal causa de morte nas Américas. Em 2018, foram contabilizados 3 milhões de novos casos, ou seja, 21% da população mundial. Mais de 1milhão de mortes foram constatadas.

Programa Cuide-se + prevenção ao câncer

Estima-se, no Brasil, a ocorrência de 600 mil casos novos de câncer a cada ano, considerando o biênio 2018-2019. Segundo o INCA estimativa é que o Paraná registre, em 2018, 24.830 casos de câncer em homens e 18.750 em mulheres representando um total de 43.580 casos no Estado.

O Sesi PR trabalha na prevenção a fim de diminuir os números de novos casos com o Programa Cuide-se +: Prevenção ao Câncer. O foco são os trabalhadores da indústria e a ação é feita por um consultório móvel, que percorre as indústrias do Paraná, atendendo e orientando os colaboradores na prevenção ou cuidados com a doença.

Você pode levar o Cuide-se + para sua empresa. Entre em contato para saber mais:

(41) 3271-7874 (41) 3171-8918 ou cuidesemaisprevencaodocancer@sesipr.org.br