O dia mundial do refugiado é comemorado nessa quinta-feira (20).

A data escolhida pela ONU tem como objetivo lembrar e conscientizar o mundo sobre as milhares de pessoas que são forçadas a deixarem suas casas e países por temor à sua vida e de seus familiares. Os motivos de fuga podem ser guerras, perseguição, ou violações massivas aos direitos humanos.

O número de refugiados cresceu em 50% nos últimos 10 anos já chega à mais de 68 milhões de pessoas. Devido à isso, torna-se necessário uma maior compreensão da população para que haja o entendimento sobre os fatores que levam as pessoas à deixarem suas residências.

A questão dos refugiados se transforma em algo ainda mais difícil pelas adversidades enfrentadas tanto em seus países de origem como também nos países onde se deslocam. Diversidade cultural, idioma diferente, busca por emprego e xenofobia são algumas das questões mais árduas para eles.

Atividades e eventos serão realizados no país todo e contarão com o apoio do ACNUR (Agência da ONU para refugiados), promovendo a integração entre brasileiros e quem teve que abandonar seu país por causa de guerras e conflitos. Os eventos estão listados nesse link https://www.acnur.org/portugues/diadorefugiado/

O ACNUR pede ao mundo desenvolvido que mantenha ”suas fronteiras abertas” para analisar os pedidos de asilo por parte de pessoas que precisam fugir de seus países de origem por causa de perseguição, ameaças e violência.

Precisamos continuar lutando a esperança de um maior envolvimento de mais países e, da sociedade, em favor dos refugiados, afinal, ninguém escolhe estar refugiado.