“Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” é tema de palestra no UniBrasil

O UniBrasil Centro Universitário recebeu na noite de quarta-feira (29/08), na Sala de Leituras, três professores que fazem parte do ciclo de estudos do SESI (Serviço Social da Industria). Os convidados Diva Irene da Paz Vieira, Eduardo Damião e Rafael de Tarso proferiram uma palestra sobre “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase no objetivo 9, “Construir Infraestruturas Resilientes, Promover a Industrialização Inclusiva e Sustentável e Fomentar a Inovação”.

O evento tem como objetivo mobilizar os futuros profissionais da administração sobre a compreensão da necessidade de uma nova postura empresarial nos meios atuais. Dentro o objetivo 9, os professores falaram especificamente sobre o desenvolvimento tecnológico, a pesquisa e a inovação nos países desenvolvidos, bem como a diversificação industrial.

“Para a instituição receber esses profissionais é de muita importância já que se trata de uma temática de amplo interesse para a sociedade”, comentou o coordenador do curso de Administração, professor Marcos José Valle.

Desde 2004, o SESI vem realizando um trabalho de divulgação das agendas mundiais, promovendo palestras em instituições de ensino superior afim de mobilizar futuros profissionais para a compreensão de novas posturas empresariais. Em 2015 foi apresentada uma nova agenda – Agenda 2030 – que engloba diversas ações.

“A agenda propõe mais, que se faça com inovação, que os processos produtivos sejam modificados, que o jeito de consumir seja outro. Nós entendemos que tudo isso não tem a menor possibilidade de ser realizado se não contar com o apoio das instituições de ensino na produção de conhecimentos”, enfatizou a professora Diva Irene Da Paz Vieira.

O professor Eduardo Damião, comentou que a temática debatida significa uma preocupação com o desenvolvimento. “Esse evento falou sobre a necessidade de refletirmos sobre a prosperidade, a indústria, a infraestrutura, e o quanto isso é importante para o conjunto de todos”, relatou.

Segundo o professor Rafael de Tarso, os profissionais da área devem estar sempre atentos aos novos processos de desenvolvimento tecnológico. “Hoje se fala em impressão 3D, realidade virtual, inteligência artificial, ou seja, uma serie de tecnologias que estão ficando cada vez mais acessíveis e estão mudando a forma como as empresas produzem, como elas criam serviços. A ideia foi mostrar aos alunos que hoje as empresas começam a se movimentar para essa transformação digital, pois saber lidar com essas tecnologias vai ser uma condição importante”, concluiu.