Preservação dos biomas é um dos temas abordados pelo ODS 15

Um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) impacta em outro. Isso é o que mostra os indicadores do Relatório Anual SOS Mata Atlântica (com dados de 2016).

As análises e mostram que ao alcançar o ODS15 (que trata sobre a preservação das florestas), estamos contribuindo também com a educação (ODS4), a preservação dos mares e oceanos (ODS14), o consumo consciente (ODS12), e outros.

O relatório mostra que ao preservar as florestas, temos como retorno o nosso clima regulado, o ar purificado, a prevenção dos solos e a proteção dos rios. Além disso, preservar as florestas é fundamental para a proteção das espécies. Segundo os indicadores, das 633 espécies ameaçadas, em 2016, 383 estavam na Mata Atlântica.

Segundo o monitoramento realizado em 3.429 municípios brasileiros, o estado de Minas Gerais apresentou o maior índice de desmatamento, com 37%.

Em contraponto, o relatório revela que, em três décadas, houve 83% de redução no desmatamento. Dos 17 estados que abrangem o bioma, 7 estão com zero nível de desmatamento, o equivalente a menos de 100 hectares desmatados.

Fundação SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica contribui com o plantio de 36 milhões de mudas em uma área de 21,228 hectares. Vale apontar que nos 30 anos da fundação, houve também a contribuição de 30 empresas privadas nesse sentido, contribuindo com mais de 37 milhões de mudas plantadas.

Em 2016, a Fundação promoveu 6 ciclos do projeto “A Mata Atlântica é Aqui”. O projeto levou atrações, jogos e contos de histórias, de forma gratuita, relacionados à sustentabilidade. Outra iniciativa de destaque é o “Parque Nacional da Tijuca: Horizonte 2030” que pretende contribuir com a preservação de um dos mais simbólicos parques do Brasil.

A Fundação visa disseminar conhecimento a fim de engajar toda a sociedade na preservação da Mata Atlântica. “Com estes princípios, a Fundação construiu sua história de 30 anos, ampliando e fortalecendo seus vetores de trabalho em defesa da Mata Atlântica e dos ecossistemas associados, e ampliando também a rede de amigos e apoiadores desta causa”, afirma Pedro Luiz Passos – Presidente da Fundação SOS Mata Atlântica.

Leia também: FAO cria guia para reduzir pegada de carbono do cultivo de bananas