Prova até na pré-escola? MEC passará a avaliar a educação nas creches

O exame começará ser aplicado a partir de 2019.

Apesar das avaliações nacionais serem aplicadas a partir do ensino fundamental, agora o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai passar a avaliar a educação infantil pela primeira vez a partir de 2019.

Mas as crianças não terão que fazer nenhuma prova, pelo contrário, a avaliação será por meio de questionários para os professores, dirigentes e equipe escolarA ideia é avaliar a infraestrutura e formação das pessoas que educam seu filho. “Aumentamos o acesso e não conseguimos o acesso e não conseguimos olhar para os fatores de qualidade de qual educação está sendo entregue nas creches e na educação infantil”, afirmou o ministro da Educação, Rossieli Soares, de acordo com o site Uol.

Segundo o Inep, hoje nosso país tem cerca de 32% das crianças até 3 anos matriculadas em creches e 91,5% daqueles de 4 e 5 anos cursam a pré-escola. A intenção do governo é que você também possa fazer parte dessa avaliação e que isso ocorra a partir de 2021.

E não para por aí, o órgão também quer reformular o sistema de avaliação de toda a educação básica. Essas transformações vêm junto com a reformulação da BNCC (Base Nacional Curricular Comum).

Leia também: Um terço das crianças de 0 a 3 anos mais pobres do Brasil está fora da creche por falta de vaga, diz IBGE