Quer se dar um presente de Natal? Comece um diário

Pesquisas já mostraram como a escrita é capaz de reduzir a ansiedade e há opções digitais para os amantes da tecnologia

Compras de última hora, preparativos para a ceia, o orçamento por um fio ou no vermelho… Você se desdobrou em lembrancinhas para filhos e netos, entrou em amigos secretos ou ocultos com colegas de trabalho e, no final das contas, simplesmente nem pensou em se presentear. Minha sugestão não vai pesar no bolso, mas pode ajudar a tornar a alma mais leve: um diário. Pesquisas já mostraram que ele é capaz de reduzir o estresse e a ansiedade e há até um estudo sobre o poder da escrita como terapia: além de curar antigas mágoas, melhoraria o sistema imunológico.

Para quem está prestes a torcer o nariz, lembrando que nem na adolescência teve paciência para ter um, apresento meus singelos argumentos. Em primeiro lugar, não encare o diário como mais um item na sua lista de obrigações, porque seus registros podem ser breves: uma reflexão sobre algo que aconteceu, uma preocupação relacionada à família, um agradecimento. Aos poucos, ele poderá se tornar um bom amigo e confidente, como foi na adolescência. Mas também há a possibilidade de encorpar e se transformar num projeto de memórias, de legado para seus filhos e netos – que assim terão a chance de conviver para sempre com suas ideias. Escreva sobre lembranças da sua infância e da família. Alegrias e tristezas. Experiências e pessoas que marcaram sua trajetória. Compartilhe seus valores e permita que os outros o conheçam de uma forma diferente e mais íntima.

Leia também: Novas tecnologias trazem eficiência e sustentabilidade ao agronegócio

Portanto, escolha um belo caderno com papel de boa qualidade e uma caneta que torne a escrita mais confortável. Se sua convivência com a tecnologia permitir, adote um diário digital (com senha, inclusive) no qual possa incluir fotos e até vídeos. A vantagem é que no aplicativo você pode acionar o mecanismo de busca para achar uma informação, além de muitos contarem com um alarme para lembrá-lo de escrever todo dia. Comece com uma versão grátis e depois avalie se quer uma opção premium que permita um leque maior alternativas de postagem. Entre os apps disponíveis, alguns dos mais bem avaliados são Day One Journal, Diaro, Daylio, Journey, Grid Diary. Ainda dá tempo: ponha um diário na sua árvore de Natal.