Quinta edição do Open Fórum Trânsito e Transformação aconteceu na última terça (19)

Na quinta (19) aconteceu a quinta edição do evento Open Fórum Trânsito e Transformação. Com intenção de contribuir com soluções para promover a segurança viária e a mobilidade urbana, o evento contou também com uma feira de ideias, tendo como participantes jovens estudantes e pesquisadores da UTFPR, PUC, UFPR e do Colégio Sesi.

A I Feira de Ideias – Soluções em Mobilidade e Segurança Viária premiou a melhor proposta, de acordo com Comissão de Avaliação de professores, com o apoio dos participantes do Open Fórum.

A proposta ganhadora foi desenvolvida por jovens da UFPR com o projeto “Caminhos Para o Futuro”. O projeto visa promover a educação em segurança viária nas escolas como método fundamental para mudar a relação entre o trânsito e seus usuários.

A mediadora do evento Mira Graçano, jornalista, coach com formação em análise transacional, em depoimento ao Cifal revelou esperar que os participantes contribuam para sensibilizar um número maior de pessoas sobre o uso do celular no trânsito, porém para que essa realidade mude, o país precisa trabalhar com políticas públicas mais efetivas.

“É fundamental que os municípios se envolvam, passando para os bairros, para os moradores, para as famílias e assim por diante. Tecnologia é bom, nós precisamos dela, é irreversível, e só tende à aumentar, então, como usar de maneira que só nos beneficie e não nos prejudique? Essa é a pergunta que precisamos nos fazer todos os dias” finaliza a Jornalista Mira Graçano.