Segundo encontro do IV Ciclo de Estudos ODS aconteceu na quinta-feira (10)

O IV Ciclo de estudos ODS aconteceu na Faculdade Educacional Araucária (FACEAR), Campus Bacacheri, em Curitiba, na noite do dia 10 deste mês, uma iniciativa do Sesi PR, em parceria com a Faculdade da Indústria IEL, a FACEAR, a Celepar e o CIFAL Curitiba.

SESI/ IV CICLO DE ESTUDOS ODS

O evento abordou o Objetivo de Desenvolvimento 9 (ODS 9): Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação. Contou com a participação do professor Fabrízio Mancini, da Universidade Positivo; do economista Everson Leão, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da engenheira Natalli Alves Padilha, da empresa Aker Solutions do Brasil. A professora Daiane Barbosa, da FACEAR, realizou a mediação.

A coordenadora do Núcleo de Indicadores de Desenvolvimento e Pesquisa (NIDEP), do SESI PR, Diva da Paz Vieira, apresentou indicadores relacionados ao ODS 9, ressaltando que, sem tecnologia e inovação, dificilmente será possível adotar processos de produção sustentáveis, sintonizados com os novos desafios mundiais.

IV Ciclo de estudos ODS, têm como foco informar universitários, professores e profissionais em geral, sobre a nova agenda mundial de desenvolvimento, além de estimular a reflexão e a produção de conhecimentos que possam contribuir para o alcance dos ODS.

O professor Fabrízio, tratando especificamente da meta 9.5, trouxe importantes considerações sobre a relevância da pesquisa científica e da inovação para a melhoria da infraestrutura e das capacidades industriais, salientando a necessidade de se ter mais cientistas nas empresas, como ocorre nos Estados Unidos, Coréia e a China, onde mais de 75% dos pesquisadores estão nas empresas. No Brasil, são apenas 26%.

  “É necessário acabar com a falta de diálogo entre as universidades e as indústrias; assim será possível a geração de mais conhecimentos e inovações”, afirma Mancini. 

Mancini comentou, ainda, que os recursos públicos orçamentários destinados à pesquisa científica, que representam  80% da pesquisa realizada no Brasil,  têm sofrido seguidos cortes. Por outro lado, nem sempre todos os recursos disponíveis têm sido utilizados. Apresentou inúmeros programas disponíveis, dos quais alunos e professores podem participar.

IV CICLO DE ESTUDOS ODS NA FACEAR

Iniciativas no IV Ciclo de Estudos ODS

Natalli Alves Padilha, engenheira química e técnica ambiental da empresa Aker Solutions do Brasil, contou um pouco sobre a caminhada da empresa considerada líder em energia sustentável. Hoje, com mais de 13 mil funcionários espalhados pelo mundo, a Aker fornece produtos, sistemas e serviços para a indústria de petróleo e gás. Os princípios da sustentabilidade estão presentes na empresa, não apenas na construção de sua nova unidade, em São José dos Pìnhais (PR), inaugurada em 2016, que contemplou painéis solares, lâmpadas de led, iluminação natural, entre outros aspectos, mas, especialmente, no cuidado com as características de seu produto e do processo produtivo.

Leia também:  O primeiro encontro do IV Ciclo de Estudos teve como tema Produção e Consumo sustentável

O economista Everson Leão, gerente de operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, relacionou a atuação do BRDE no financiamento de pequenas e medias empresas com a meta 9.3, meta que propõe viabilizar serviços financeiros às pequenas indústrias e outras empresas, visando sua integração em cadeias de valor e mercado.

O banco possui três agências nas capitais do Sul: Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Conta com 17 bilhões em ativos, sendo 14 bilhões de financiamentos de longo prazo para empresas e produtores rurais. O BRDE tem 90% de sua abrangência na região sul.  Everson explicou que o Banco investe fortemente em tecnologia e em pesquisa e desenvolvimento com a pretensão de que o investimento gere impactos positivos nas localidades brasileiras.

Os Ciclos de Estudos ODS têm a intenção de disponibilizar, a cada encontro, conteúdo relevante a alunos, pesquisadores, professores e demais interessados, possibilitando, assim, a adesão do maior número possível de pessoas para o alcance dessa importante agenda de desenvolvimento.