Semana do Meio Ambiente alerta para o uso consciente do plástico

Em 2016, foram gerados mais de 78 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU), ou seja, mais de mil kg ao dia por pessoa.

Mais de 3.300 municípios deram destinação imprópria para mais de 29 milhões de toneladas de resíduos, o número equivale a mais de 41% dos 71,3% de toneladas coletadas, em 2016, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2016 da Abrelpe.

Se somado os resíduos não coletados e os destinados indevidamente, teremos um total de aproximadamente 37 milhões de toneladas ao ano. Os danos causados à saúde e ao meio ambiente por conta desses números, chegam a mais de R$5 bilhões ao ano.

Segundo o estudo Prevenção ao Lixo Marinho, lançado neste ano, também pela Abrelpe, mais de 80% da poluição dos mares é causada pela população e pela má gestão dos resíduos.

O Objetivo de Desenvolvimento 14 (ODS14) tem como uma de suas metas “acabar com a poluição dos mares e oceanos”. O Diretor-Presidente da Abrelpe, Sr. Carlos Silva Filho, enfatiza que “só será possível acabar com os resíduos nas águas, melhorando a gestão da limpeza urbana e financiando serviços correlatos”.

“Caso contrário, os impactos negativos crescerão em ritmo exponencial, comprometendo e tornando demasiado onerosa qualquer iniciativa futura de recuperação”, finaliza Carlos Silva Filho.