Sistema Fiep divulga vencedores do Prêmio Sesi Peça por Peça 2019 – Melhores Iniciativas

Iniciativas inscritas favorecem a transformação do ambiente escolar e incentivam o investimento social privado no Paraná

O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, divulgou os vencedores do Prêmio Sesi Peça por Peça 2019 – Melhores Iniciativas. O Prêmio contou com a inscrição de 137 Escolas Públicas Municipais do estado do Paraná que enviaram ações e projetos que contribuem para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de n. 4 – Educação de Qualidade.

Cada iniciativa contempla ao menos dois dos oito temas previstos na metodologia Sesi Peça por Peça para a Educação de Qualidade: Educação pela Cultura, Comunicação, Profissionalizante, Geração de Renda, Esporte e Lazer, Saúde e Meio Ambiente, Voluntariado e Parcerias, sendo esse último um tema obrigatório.

As 10 Associações vencedoras recebem como prêmio um Certificado e o valor líquido de R$5.000,00 (cinco mil reais). Além disso, concorrem ao “Troféu Sesi Peça por Peça 2019”, sendo que a melhor avaliada receberá um troféu e mais o valor de R$10.000,00 (dez mil reais).

Para o Superintendente do Sesi no Paraná, José Antonio Fares, o Prêmio é um reconhecimento para as diversas iniciativas que são desenvolvidas em nossas escolas municipais. Temos que ter a ciência de que todas essas práticas contribuem para o desenvolvimento sustentável e para a construção de diferentes formas de aprendizagem.

A revelação da Associação vencedora do Troféu acontece no dia 05 de setembro, durante o Congresso ODS, no Campus da Indústria.

Confira, abaixo, os vencedores do Prêmio Sesi Peça por Peça 2019 – Melhores Iniciativas:

Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal de Educação Básica Professora Ilza de Souza Santos

CNPJ: 05.200.067/0001-93

Escola: Escola Municipal de Educação Básica Professora Ilza de Souza Santos

Município: São José dos Pinhais

Projeto: Mãos que Constroem um Mundo Melhor

Objetivo: Garantir atendimento especializado aos alunos surdos e, ao mesmo tempo, proporcionar a integração com os alunos ouvintes do sistema regular de ensino, bem como garantir a comunicação e difusão da cultura surda para ambas as escolas (alunos e profissionais), famílias, comunidade externa e servidores públicos nos diversos segmentos.

Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal João Curupaná da Silva

CNPJ: 01.850.345/0001-05

Escola: Escola Municipal João Curupaná da Silva

Município: Quatro Barras

Projeto: Iluminando o Futuro

Objetivo: Desenvolver um projeto de energia elétrica fotovoltaica na biblioteca da escola, para promover o conhecimento sustentável aos alunos, além de demonstrar a otimização dos custos de energia, apresentando as crianças outras formas de energia conhecidas como energia limpa. Toda a decoração desta biblioteca será composta por material reciclável. Um espaço cultural que agrega sustentabilidade.

Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves

CNPJ: 01.076.226/0001-39

Escola: Escola Municipal Presidente Tancredo Neves

Município: Chopinzinho

Projeto: Família e Escola: juntos com construímos um amanhã melhor

Objetivo: Proporcionar momentos e ações que envolvam escola e família, em parceria com empresas amigas da escola, para juntos melhorarmos a qualidade na educação e a sociedade.

Associação de Pais e Mestres da Escola Rural Municipal Nilo Peçanha

CNPJ: 01.169.719/0001-13

Escola: Escola Municipal Rural Nilo Peçanha

Município: Chopinzinho

Projeto: Minha Terra, Minha Vida, Minha Herança

Objetivo: Conscientizar as famílias do campo sobre a importância de sua permanência na Zona Rural, assim incentivando seus filhos a valorizar tudo aquilo que faz parte da natureza, criar amor pelo trabalho rural, de onde vem o sustento de toda a família; ampliar o conhecimento dos agricultores através de parcerias com ambientalistas, para tratar a terra e a natureza com mais responsabilidade.

Associação de Pais e Mestres Darci Ribeiro

CNPJ: 02.559.675/0001-09

Escola: Escola Municipal Darci Ribeiro

Município: Peabiru

Projeto: De Olho na Leitura

Objetivo: Despertar o interesse pela leitura, promover o desenvolvimento do vocabulário e ampliar a argumentação, estimular a criatividade nas produções, proporcionar momentos de viagem pelo mundo da imaginação e, por meio destes, proporcionar a oportunidade de transformar o mundo. E, principalmente ter um espaço adequado e confortável para a biblioteca com um acervo bibliográfico para atender a demanda.

Associação de Pais, Mestres e Funcionários da Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker

CNPJ: 08.928.232/0001-16

Escola: Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker

Município: Toledo

Projeto: Circo da Magia

Objetivo: Ofertar aos alunos e seus familiares a oportunidade de vivenciar experiências que impactem positivamente suas vidas, promovendo por meio de atividades circenses e de integração o desenvolvimento de habilidades e melhor convívio social, contribuindo com a construção de uma sociedade melhor, mais justa e equitativa

Associação de Pais, Mestres e Funcionários Escola Municipal Água Verde

CNPJ: 03.116.673/0001-08

Escola: Escola Municipal Água Verde

Município: Pinhão

Projeto: Biblioeco: ler para mudar a realidade

Objetivo: Melhorar a educação, estimular o ato de ler e dar continuidade a ações de leitura voltadas ao entrelaçamento da leitura, cultura, saúde e meio ambiente. O projeto consiste na construção de um espaço voltado à leitura, mas que seja projetado com vistas ao desenvolvimento sustentável. Pretende-se executá-lo com parcerias de empresa de comércio, cooperativas, voluntários e iniciativa privada.

Associação de Pais, Professores e Funcionários Escola Municipal Rolândia

CNPJ: 78.229.275/0001-99

Escola: Escola Municipal Rolândia

Município: Curitiba

Projeto: Alunos de Classe Especial Desenvolvendo Habilidades Cognitivas por Meio de Jogos E Atividades Esportivas para Promover a Inclusão e Efetivar o Ensino-Aprendizagem

Objetivo: Integrar alunos de inclusão, garantindo a aprendizagem por meio de jogos cognitivos e o desenvolvimento global, social, afetivo e habilidades motoras, por meio de atividades de educação física.

Associação de Pais, Professores e Funcionários da Escola Municipal Marumbi

CNPJ: 01.591.134/0001-97

Escola: Escola Municipal Marumbi

Município: Curitiba

Projeto: Robô Contador de Histórias: a tecnologia como estratégia na formação de leitores/escritores

Objetivo: Desenvolver habilidades e competências relacionadas à leitura e produção de texto, estimulando nos estudantes o gosto pela leitura e escrita, ampliando o conhecimento linguístico e cultural dos mesmos, contribuindo na formação de princípios e valores para a construção da cidadania; utilizando para recursos inovadores e tecnológicos.

Conselho Escolar da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima

CNPJ: 01.161.400/0001-41

Escola: Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima

Município: Palmas

Projeto: Jogando Bola na Escola

Objetivo: O projeto tem por objetivo incentivar a prática do Futsal como atividade alternativa ao tempo ocioso, estimulando a vida saudável longe das drogas, contribuindo para o desenvolvimento psico-físico-social de crianças menos favorecidas da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, tendo consciência participativa, cooperativa e solidária, tornando cidadãos atuantes em nossa sociedade.

Confira aqui a Comissão Avaliadora – Troféu Prêmio Sesi Peça por Peça: