Sistema FIEP Recebe homenagem do Instituto Pegaí

Troféu Semeador de Livros é uma comemoração aos cinco anos de atuação do Instituto

O Sistema Fiep recebeu, no fim do mês de agosto, um troféu pela parceria com o Instituto Pegaí Leitura Grátis. Uma iniciativa sem fins lucrativos, foi criada no município de Ponta Grossa com a missão de tirar os livros esquecidos das estantes para que sejam lidos por crianças, adolescentes e adultos.

“A Fiep é nosso parceiro há algum tempo, tanto que uma de nossas estantes está localizada dentro da Unidade de Ponta Grossa. O Troféu é uma forma de agradecermos e homenagearmos as entidades e instituições parceiras do Pegaí”, ressalta o professor e idealizador do projeto Idomar Augusto Cerutti.

Hoje são mais de 50 empresas parceiras e cerca de 130 voluntários, apaixonados pela leitura, que trabalham para que esse projeto de responsabilidade social continue dando bons frutos. Acreditam que a leitura pode contribuir na educação, aprimorar a escrita e a oralidade, e adquirir vocabulário e conhecimento.

Segundo Idomar, o projeto, desde 2013, busca realizar ações que incentivem e façam as pessoas tomarem gosto pela leitura. “Acreditamos na missão de aproximar livros sem leitores e leitores sem livros. Já distribuímos mais de 180 mil livros nas estantes ”.

O Sistema Fiep acredita na educação como base do processo de desenvolvimento do ser humano, da sociedade e da economia de nosso estado. Além de incentivar a gestão socialmente responsável da indústria paranaense, tem como um dos seus propósitos diversificar os serviços na área de educação, permitindo às pessoas atuarem e compartilharem conhecimentos que ampliem a ação cidadã. “Além de oferecer uma educação que traz o aluno para o centro do processo de aprendizagem, apoiamos projetos que promovam avanços em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E a educação tem poder para erradicar a pobreza e transformar vidas”, conta José Antonio Fares, superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretor regional do Senai.

O Instituto Pegaí Leitura Grátis

Com atuação em sete municípios paranaenses – Ponta Grossa, Carambeí, Ipiranga, Realeza, Castro, Jaguariaíva e Campo Largo, o Instituto tem atuado em dois grandes projetos: Pegaí Leitura Grátis que disponibiliza livros e o Hospital de Livros instalado dentro da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa – PEPG.

Neste segundo, em um ambiente preparado pelos próprios apenados, entre 6 a 10 detentos realizam o trabalho de restauração de livros. Por meio da remissão de pena pela leitura, os detentos que atuam no Hospital de Livros têm garantido a redução do tempo de permanência na unidade prisional e por consequência a diminuição da despesa que o governo tem, mensalmente, com esses apenados.

Quer doar para o projeto? Encontre informações no www.pegai.info

 SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial.

Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva.