SUS vai disponibilizar tratamento para Hepatite.

Foi divulgada na manhã de hoje (15), no Diário da União, um protocolo que dispõe a gratuidade de medicamentos para o tratamento de Hepatites Virais, independente do grau da doença, através do Sistema Unificado de Saúde (SUS).

A atualização nesse protocolo clínico disponibiliza novas terapias com maior eficiência e melhor custo benefício para a Hepatite C (genótipo 1 e 4). Além disso, a terapia irá prevenir a reprodução do vírus da Hepatite C.

O protocolo diminuiu o tempo de tratamento, qualificando a assistência e diminuindo efeitos colaterais. A intenção é, neste ano, alcançar tratamento para mais de 50 mil habitantes nos casos de Hepatite C, e 657 mil em casos de Hepatites Virais.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), trata-se de uma estratégia para universalizar o tratamento e acabar com a doença até o ano de 2030. Isso refletirá positivamente no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 3 (ODS 3) que se preocupa em assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos os brasileiros até 2030.