Tecnologia usa laser e inteligência artificial para análise de solos em larga escala de forma limpa

Cientistas brasileiros desenvolveram um equipamento com tecnologia de última geração que levará a análise de solos de forma rápida, limpa e economicamente acessível ao produtor rural. A inovação não gera resíduos químicos e é capaz de analisar 1.500 amostras por dia, fornecendo dados de quantidade de carbono orgânico do solo, textura (teores de areia, silte e argila) e pH.

O AGLIBS 1.0 utiliza a espectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por laser (LIBS), a mesma embarcada no Rover Curiosity, robô da agência espacial norte-americana, Nasa, para descobrir a presença de água em Marte. A tecnologia está sendo empregada de forma pioneira no Brasil e permite a avaliação em tempo real, em laboratório, enquanto que as análises convencionais demoram alguns dias para fornecer os resultados.

A nova tecnologia é o primeiro resultado da parceria do ecossistema de inovação da Embrapa Instrumentação (SP) com uma startup voltada ao agronegócio (agritech). Dessa união nasceu a Agrorobótica, fundada em 2015, que disponibilizará a tecnologia ao mercado ainda neste primeiro semestre. A startup de São Carlos foi uma das sete selecionadas no programa Pontes para Inovação, iniciativa da Embrapa e Cedro Capitalpara acelerar agritechs parceiras.

Inteligência artificial e sistema de franquia

A empresa aposta em um modelo de prestação de serviços diferenciado para a nova tecnologia. O AGLIBS estará em laboratórios, cooperativas, revendas e empresas envolvidas com agricultura de precisão em forma de franquia. O produtor encaminhará suas amostras de solo georreferenciadas para um franqueado e o resultado será enviado para uma central de análise na Agrorobótica, onde passará por um modelo com inteligência artificial que irá calcular os parâmetros desejados.

Leia também:

Brasil é destaque em energia renovável

Energia solar cresce 407% em um ano no Brasil impulsionada por painéis em residências

Mauro Angelis, um dos sócios da empresa, conta que com a ajuda de hardware e software embarcados os dados dos elementos e moléculas são transformados em informações agronômicas. Os resultados das análises de carbono, textura e pH, em segundos, são digitalizados em nuvens, com recomendações agronômicas em tempo real que retornam tanto para o produtor quanto para o franqueado, conta.

Essas informações são importantes para o produtor, porque vão indicar a dosagem correta de insumos agrícolas a ser aplicada para correção ou não do solo, evitando o excesso ou mesmo a falta, além de gastos desnecessários, sem falar na contribuição para a preservação das jazidas de corretivos e fertilizantes não renováveis, acrescenta Mauro Angelis.

Leia a matéria completa na íntegra.