Bioenergia e bioquímicos de segunda geração de cana-de-açúcar

Este resumo executivo refere-se ao estudo conduzido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) no âmbito do projeto Agenda Positiva da Mudança do Clima e do Desenvolvimento Sustentável. O presente trabalho mostra uma importante contribuição brasileira para o aproveitamento das
oportunidades advindas de uma economia de baixo carbono. O citado estudo teve como finalidade dar maior visibilidade a iniciativas brasileiras e ao seu impacto no desenvolvimento de uma alternativa energética sustentável e replicável, com potencial de contribuir significativamente para a transição de uma economia com base fóssil para uma bioeconomia moderna.

Nas análises que fizeram parte desse processo, foram exploradas as vantagens e implicações das sinergias existentes entre mitigação, adaptação e desenvolvimento sustentável, promovidas ao longo do ciclo de vida da bioenergia de segunda geração da cana-de-açúcar, com identificação dos desafios e das possíveis soluções para acelerar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias que proporcionam baixa emissão de carbono. Entre os resultados do estudo, são apresentadas recomendações para a formulação de estratégias e medidas direcionadas a promover a inovação orientada para acelerar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias de combustíveis e insumos industriais, com baixo teor de carbono, para o transporte e a indústria, no sentido da implementação do Acordo de Paris.

Faça download da publicação
Baixar PDF