5 medidas que sua PME pode tomar pra ajudar o meio-ambiente

Desde a década de 1990, com a criação do selo ISO 14001, as empresas têm levado cada vez mais a sério o papel delas de preservar a natureza e de adotar medidas internas que ajudem a desenvolver a sustentabilidade no ambiente corporativo.

De acordo com Eduardo Tardelli, CEO da upLexis, empresa especializada em mineração de dados, mais do que apenas incentivar os colaboradores a terem atitudes ecologicamente corretas, apoiar medidas com impacto social tem sido uma demanda crescente entre os consumidores.

“Conforme o assunto foi ganhando as manchetes, mais pessoas se conscientizaram sobre o assunto e não querem contribuir para a destruição da natureza, por isso preferem comprar de empresas que estejam alinhadas com seus valores”, explica Tardelli.

Segundo estudo realizado em 2019 pela agência de pesquisa Union + Webster e divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis.

Um indicativo de que as empresas estão no caminho certo em investir em medidas que contribuem para o meio ambiente é que, ainda de acordo com a pesquisa, 70% dos consumidores não se importam em pagar a mais em serviços de empresas sustentáveis.

Para que as empresas fiquem em conformidade com as pautas ambientais, Tardelli listou cinco medidas para que isso aconteça:

1 – Reduzir o consumo interno – Incentivar que os colaboradores levem garrafas para não precisarem usar copos descartáveis, assim como preferirem anotações online as de papel são opções que reduzem drasticamente o consumo de recursos do meio ambiente.

2 – Reciclar o que for inevitável consumir – Existem certas demandas dentro de uma empresa que obrigam que sejam impressas várias folhas, momentos em que os colaboradores vão usar copo descartável para pegar cafezinho, entre outros. Por isso é importante que nesses casos, reciclar seja sempre a primeira opção.

3 – Economizar recursos hídricos e energéticos – Não apenas por conta da crise que o Brasil está enfrentando atualmente, mas é cada vez mais necessário que todos entendam a necessidade de usar com prudência os recursos naturais não-renováveis. Não adianta apoiar campanhas de economia de água dentro das residências se não há política de controle de uso de recursos dentro da empresa.

4 – Fazer com que as medidas venham de cima para baixo e não o contrário – Segundo Tardelli, este é um aspecto fundamental para que as medidas implementadas sejam duradouras e se fixem na cultura da empresa.

“Não tem como esperar que o estagiário não use copos descartáveis quando o diretor usa dezenas de copos todos os dias. O melhor jeito de educar as pessoas é pelo exemplo, por isso os cargos mais altos precisam estar muito atentos para não cometer deslizes.”

5 – Atentar-se aos fornecedores e empresas terceirizadas – É importante que a empresa conheça seus fornecedores e prestadores de serviços para que a companhia só consuma de empresas que estão alinhadas com o seu posicionamento.

Atualmente, através do uso de softwares de mineração de dados, já é possível em poucos minutos checar se uma empresa fornecedora ou que presta serviços têm processos por descumprimento de regras ambientais.

E você, já enquadrou sua pequena empresa para “conversar” com esse público?