Falta de água pode devastar 80% das terras agrícolas no mundo até 2050

Estudo da Academia Chinesa de Ciências alerta que mudança no ciclo das chuvas é um dos maiores fatores a comprometer agricultura.

A falta de água, devido às mudanças climáticas, poderá devastar até 84% das áreas agrícolas em todo o mundo até 2050. É o que constataram pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências ao avaliarem a necessidade atual e futura de água para as terras agricultáveis.

A equipe da Academia Chinesa de Ciências em Pequim analisou os níveis da água da chuva e irrigação em cada área de cultivo. A partir disso, criaram um índice para medir e prever a escassez de água nas diferentes superfícies relacionadas à agricultura, como solo, rios e áreas em irrigação.

O índice, então, previu se os níveis de água disponíveis, seja da chuva ou da irrigação, serão suficientes para atender a essas necessidades sob as mudanças climáticas. Foram classificadas como água verde aquela que está no solo proveniente da chuva, e água azul aquela referente à irrigação de rios, lagos e águas subterrâneas.

Segundo os pesquisadores, as mudanças de temperatura e padrões de chuva, bem como práticas agrícolas intensivas, tendem a causar escassez da água verde. “Como o maior usuário de recursos hídricos azuis e verdes, a produção agrícola enfrenta desafios sem precedentes”, disse Xingcai Liu, professor associado da Academia Chinesa de Ciências e principal autor do novo estudo.

Com o índice, o objetivo dos pesquisadores é contribuir para que os países desenvolvam estratégias para reduzir o impacto de futuras secas, a partir da avaliação das causas da escassez de água na agricultura.

Uma das práticas sugeridas pela pesquisa na conservação da água é adotar a cobertura de solo por meio do Sistema de Plantio Direto.