Momento ODS 2022: Assembleia Geral destaca ‘lista de tarefas do mundo’

O secretário-geral da ONU, António Guterres, e o presidente da 77ª Assembleia Geral, Csaba Kőrösi, se juntaram a líderes mundiais e embaixadores nesta segunda-feira (19), para fazer um apelo global de resgate aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Reconhecendo o atual “momento de grande perigo” que o mundo passa – caracterizado por conflitos, catástrofe climática, divisão, desemprego, deslocamento em massa e outros desafios – Guterres disse aos líderes mundiais que, embora seja “tentador” colocar de lado as prioridades de longo prazo, o desenvolvimento não pode esperar.

O “Momento ODS 2022”, que destaca anualmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) acordados pelos países em dezembro de 2015, aconteceu nesta segunda-feira (19). O evento reúne líderes mundiais e embaixadores em um apelo global para construir um mundo melhor e que “não deixe ninguém para trás”. 

O evento de 2022 ocorre em um contexto no qual o mundo enfrenta uma crise de custo de vida cada vez mais profunda, tendo como pano de fundo a guerra na Ucrânia e a pandemia de COVID-19 que travaram o desenvolvimento, especialmente em países de baixa renda. “O mundo tem uma longa lista de coisas a fazer”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, aos líderes mundiais, pedindo mais financiamento e investimento dos setores público e privado para responder às necessidades humanitárias crescentes.

Reconhecendo o atual “momento de grande perigo” para o nosso mundo – caracterizado por conflitos, catástrofe climática, divisão, desemprego, deslocamento em massa e outros desafios – Guterres disse que, embora seja “tentador” colocar as prioridades de longo prazo de lado, o desenvolvimento não pode esperar.

“A educação dos nossos filhos não pode esperar. Trabalhos dignos não podem esperar. A igualdade total para mulheres e meninas não pode esperar. Saúde integral, ação climática significativa, proteção da biodiversidade – isso não pode ser deixado para amanhã”, ressaltou, destacando que em todas essas áreas, os jovens e as gerações futuras estão exigindo ações. “Não podemos decepcioná-los. Este é um momento definidor. Os perigos que enfrentamos não são páreo para um mundo unido. Vamos colocar nosso mundo de volta nos trilhos”, pediu o chefe da ONU aos líderes mundiais.

Soluções à mão – O Presidente da Assembleia Geral, Csaba Kőrösi, fez coro as palavras de Guterres, e disse que é oportuno e mais necessário do que nunca que todos voltem a se dedicar aos ODS. “A pandemia foi um cartão postal do futuro, um futuro sombrio de crises globais interligadas. Um que queremos evitar e que podemos evitar. Devemos agora recuperar a velocidade perdida com a pandemia e com nossa falta de ação. As soluções estão à mão”, disse.

Kőrösi acrescentou que é hora de “levar a sério” a questão de salvar o mundo, com todas as consequências agradáveis ​​e desagradáveis ​​que isso acarreta, e pediu aos Estados-membros da ONU que cumpram as promessas feitas.

Crianças – Segurando um cartaz dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no pódio, a primeira-ministra de Barbados e campeã do Meio Ambiente da ONU, Mia Motley, lembrou à Assembleia Geral o que cada um dos ODS significava, desde acabar com a pobreza e alcançar a igualdade de gênero, até proteger nossos planeta.

“Um mundo conduzido por uma crise climática não pode fornecer um futuro sustentável para nós. Somos tão arrogantes em acreditar que não haverá sociedades falidas e nem espécies extintas, mesmo a história nos mostrando o contrário?”, ela perguntou aos líderes mundiais.

Ela incentivou as crianças do mundo a “liderarem uma revolução” na mudança de nossos hábitos para acabar com a poluição e o desperdício de plástico e pressionar líderes para tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

Embaixadores – A poetisa, ativista e apoiadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Amanda Gorman, compartilhou uma de suas peças inspiradoras focada na responsabilidade dos líderes de acabar com a pobreza e proteger a Terra.

Enquanto isso, a banda de K-pop Blackpink, apareceram em uma mensagem de vídeo convidando o mundo a tomar ações específicas para combater as mudanças climáticas e impulsionar o desenvolvimento sustentável. 

A embaixadora do UNICEF Priyanka Chopra Jonas foi a responsável pela organização do evento. Ela lembrou os convidados de que o tempo está se esgotando, pois estamos quase na metade do prazo de 2030 para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Todos nós merecemos um mundo justo, seguro e saudável para viver. O presente e o futuro estão em suas mãos”, disse ela à Assembleia Geral.