Relatório da ONU sobre progresso dos ODS aponta que a COVID-19 está comprometendo avanços no campo social

O esforço global de 15 anos para melhorar a vida das pessoas em todo o mundo por meio do alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030 já estava fora de curso no fim de 2019. E agora, em um curto período de tempo, a pandemia da COVID-19 desencadeou uma crise sem precedentes, causando interrupção no progresso dos ODS, com as pessoas mais vulneráveis e pobres do mundo sendo as mais afetadas, de acordo com um novo relatório lançado no dia 7/07 pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas.

De acordo com o Relatório 2020 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o mundo está progredindo  – mesmo que de forma irregular e insuficiente para alcançar os Objetivos – em áreas como  melhora da saúde materna e infantil,  expansão do acesso à eletricidade e  aumento da representação das mulheres no governo. Mesmo assim, esses avanços  foram contrabalanceados pelo aumento da insegurança alimentar, da deterioração do meio ambiente natural e das persistentes e generalizadas desigualdades.

Agora, a pandemia da COVD-19 tornou-se rapidamente a  pior crise humana e econômica de nosso tempo, espalhando-se por todos os países, com o número global de mortes excedendo 500.000, e o número de casos confirmados superior a 10 milhões.

“Como os Estados-membros reconheceram na Cúpula dos ODS,  realizada em setembro de 2019, os esforços globais até o momento foram insuficientes para  promover a mudança de que precisamos,  colocando em risco as promessas da Agenda à geração atual e às futuras”,  declarou o Secretário-Geral da ONU, António Guterres. “Agora, devido à COVID-19, uma crise econômica, social e de saúde sem precedentes ameaça vidas e meios de subsistência, fazendo com que o alcance dos Objetivos seja ainda mais desafiador”, completou.

O Secretário-Geral enfatizou que a COVID-19 não afeta a todas e todos da mesma forma. “ Embora o novo coronavírus afete todas as pessoas e comunidades, isso não acontece de forma igualitária. Ao contrário, tem exposto e exacerbado  desigualdades e injustiças.”

Utilizando os  dados e estimativas mais recentes, este relatório de levantamento anual sobre o progresso, de forma transversal,  dos 17 ODS mostra que são os pobres e os mais vulneráveis – incluindo crianças, idosos, pessoas com deficiência, migrantes e refugiados –   os atingidos de forma mais dura  pelos efeitos  da pandemia da COVID-19. As mulheres também estão arcando  com o impacto mais pesado desses efeitos.

Baixe o relatório completo AQUI