“Projeto Redeser” procura acabar com a degradação dos solos

O projeto foi lançado em fevereiro, deste ano, no município de Barreirinhas, estado do Maranhão.

O Projeto Redeser é uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Ministério do Meio Ambiente, e tem como intuito combater a degradação dos solos.

O projeto iniciou no estado do Maranhão, mas pretende prosseguir pelo Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Alagoas abrangendo os locais mais ameaçados de desertificação.

Desertificação é a incapacidade de o solo produzir, com esta degradação ocorre uma diminuição significativa da vegetação, resultando em um cenário árido.

A iniciativa reflete como uma boa prática para o alcance do ODS15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, bem como deter e reverter a degradação do solo e a perda da biodiversidade.

Em depoimento à ONU Brasil, Ala Bojanic representante da FAO Brasil revela: “É essencial recuperar e manter a terra hoje, para garantir comida para o futuro”.

O projeto contará com um investimento total de quase 4 milhões de dólares de recursos GEF (Global Environmental Facility).

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, 16% do território brasileiro (1,34 milhão de quilômetros quadrados) estão vulneráveis à desertificação, isso em 1.490 municípios. São quase 35 milhões de pessoas atingidas.