ONU apoia ação para plantar 1 trilhão de árvores no mundo e restaurar Mata Atlântica no Brasil

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, está apoiando uma iniciativa para coordenar, de forma técnica, a plantação de 1 trilhão de árvores no mundo.

No Brasil, governos locais e organizações parceiras estão cooperando para restaurar a biodiversidades da Mata Atlântica com árvores originais.

TerraMatch reúne uma série de recomendações baseadas na qualidade do solo e nos tipos de árvores para facilitar a tarefa por parte de governos, inciativas privadas e cidadãos que participam do combate às mudanças climáticas.

A plataforma global utiliza um algoritmo para combinar as ofertas com os projetos gerenciados por líderes experientes, capazes de fazer com que as árvores certas cheguem aos terrenos apropriados para o cultivo.

site oferece as dicas em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês.

A ONU declarou 2021 a 2030, a Década da Restauração dos Ecossistemas como parte de ações para reverter centenas de danos causados a florestas, pantanais e ecossistemas em todo o mundo.

Brasil, Austrália e Estados Unidos

Em comunicado, divulgado em sua página na internet, o Pnuma lembra dos incêndios florestais na Amazônia, no ano passado, assim como na Austrália e na costa oeste dos Estados Unidos como um momento de um chamado à ação. Milhões de dólares foram destinados a programas de incentivo à restauração das matas com a plantação de mais árvores.

A iniciativa TerraMatch afirma que é preciso compreender bem o terreno na hora de plantar para saber que tipos de árvores devem ser cultivadas em uma área em particular.  A proposta é parte do Instituto Mundial de Recursos (WRI, na sigla em inglês) e quer conectar o dinheiro doado com o conhecimento e o cultivo.

O gerente da plataforma, Aaron Minnick, contou que as pessoas apoiam a plantação de árvores por vários motivos, mas para se alcançar esse objetivo é preciso ter conhecimento do terreno. E para ele, a meta da iniciativa é reunir os patrocinadores com os especialistas locais para desenvolver planos com base no entendimento mútuo e com muito mais chances de sucesso.

A TerraMatch tem uma página online e um aplicativo que funciona fora da internet em Iphone e Android. Os patrocinadores recebem informação sobre o andamento dos projetos e os processos de análise. Já os especialistas locais ficam a par de uma conexão de confiança sobre uma ampla carteira de financiamento.

O Pnuma afirma que as árvores são, sem dúvida, um investimento inteligente para manter a temperatura do planeta na medida certa, absorver o dióxido de carbono e filtrar a poluição do ar. Elas também ajudam a mitigar os desastres naturais regulando a temperatura, estabilizando a terra e protegendo as plantações. As árvores ajudam ainda a reduzir riscos de patógenos passarem de animais para as pessoas.