Guterres: “Solidariedade climática é alternativa a suicídio coletivo”

Foto : © Momoko Sato/UNIC Tóquio

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, discursou nesta segunda-feira (7) na Cúpula da Implementação sobre o Clima, na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27). Guterres destacou que o evento, que começou ontem em Sharm el-Sheikh, no Egito, relembra aos participantes que a resposta à crise está nas mãos da atual geração.

O líder da organização ressaltou que décadas de negociações climáticas levaram a ações e promessas que não são suficientes para salvar o planeta do aquecimento excessivo.

Em seu discurso, Guterres disse que o tempo está passando, enquanto o mundo está perdendo a luta para salvar vidas. Ele ressaltou que as emissões de gases de efeito estufa continuam crescendo, as temperaturas globais subindo e o planeta se aproximando rapidamente do ponto crítico, no qual o caos climático será irreversível.

Acordo – Guterres sugeriu que a partir de agora seja criado um acordo histórico entre economias desenvolvidas e emergentes. Em sua análise, o que poderia ser chamado de “Pacto de Solidariedade Climática”, envolveria um esforço extra para reduzir as emissões ainda nesta década alinhado com a meta de 1,5º C.

A proposta teria países mais ricos e instituições financeiras internacionais fornecendo fundos e auxílio técnico para ajudar as economias emergentes a acelerar a própria transição para energia renovável.

Outras medidas seriam acabar com a dependência de combustíveis fósseis e a construção de novas usinas de carvão, além de fornecer energia universal, acessível e sustentável para todos e criar uma estratégia comum combinando economias desenvolvidas e emergentes, suas capacidades e recursos em benefício da humanidade.

Responsabilidades– O líder da ONU ainda apontou os Estados Unidos e China como economias com responsabilidade particular em unir esforços para alcançar os objetivos desse entendimento que considera “a única esperança de cumprir as metas climáticas”.

O secretário-geral ressaltou que “a humanidade tem uma escolha: cooperar ou perecer”. Nessa realidade, a opção seria ou “Pacto de Solidariedade Climática ou um Pacto Coletivo de Suicídio”.

Guterres mencionou que crises como a guerra da Rússia na Ucrânia, a inflação e a escassez de energia não devem ser uma desculpa para retrocessos e que são razões para uma maior urgência, ação mais forte e responsabilização efetiva.

Oito bilhões – Nesta semana, o mundo atingirá a marca de oito bilhões de habitantes. Diante deste número, Guterres convocou todos para trabalharem juntos na redução das emissões ou condenar as gerações futuras à catástrofe climática.

Abertura – No domingo (6), o secretário executivo da Convenção-Quadro da ONU sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), Simon Stiell, abriu as duas semanas de conferência com um discurso ressaltando o caráter de implementação da COP27 e a “nova era para fazer as coisas de forma diferente”.

Ele se dirigiu em particular aos líderes, incluindo presidentes, primeiros-ministros e diretores-executivos de empresas multinacionais, ressaltando que estes “serão responsabilizados pelas promessas feitas no ano passado em Glasgow”, na COP26.

O secretário também definiu a COP27 como uma oportunidade para criar um espaço político seguro, protegido das tensões geopolíticas atuais, para trabalhar e promover mudanças no mundo, uma vez que os efeitos das negociações afetarão as vidas e os meios de subsistência de milhões de pessoas. Still enfatizou que o mundo não pode  “permitir qualquer negligência” e nem ameaçar o futuro das próximas gerações.