PNUMA: quatro impactos da tripla crise planetária na saúde mental

À medida que o mundo se depara com a tripla crise planetária — da mudança climática, da perda da natureza e da biodiversidade e da poluição e do desperdício —, há uma preocupação crescente com o impacto que essas crises têm sobre a saúde mental.

Estudos recentes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e parceiros mostram que tudo, desde um clima em mudança até a poluição sonora, atmosférica e química, afeta o bem-estar mental das pessoas.

“Um ambiente saudável não é apenas um ingrediente chave para a saúde e o bem-estar humano, mas também uma base para One Health uma vez que a saúde dos seres humanos, animais, plantas e do ambiente em geral e dos ecossistemas estão intimamente ligados e interdependentes”, explica a coordenadora do trabalho sobre poluição, meio ambiente e saúde no PNUMA, Cristina Zucca. “Isto exige ação a nível individual e político para criar um ambiente saudável que promova a saúde mental.”

Confira quatro questões-chave que impactam a saúde mental e como é possível recorrer à natureza e à ação climática para encontrar soluções.

Poluição sonora – O relatório Frontiers 2022 do PNUMA constatou que à medida que as cidades crescem, a exposição prolongada a altos níveis de ruído de estradas, ferrovias, aeroportos e indústria está prejudicando a saúde mental das pessoas ao perturbar o sono.

Estima-se que na Europa, 22 milhões de pessoas sofrem de incômodo sonoro crônico, e 6,5 milhões são afetadas por distúrbios do sono. Os idosos, as mulheres grávidas e os trabalhadores por turnos são os que correm maior risco.

O estudo destaca formas naturais de melhorar a saúde mental e mitigar os efeitos adversos da poluição sonora, como o plantio de vegetação em ambientes urbanos para absorver energia acústica, ruído difuso e reduzir a amplificação das ruas.

Cinturões de árvores, arbustos, paredes verdes e telhados verdes podem ter efeitos visuais positivos e ajudar a ampliar os sons naturais, atraindo a vida selvagem urbana. Alguns sons, particularmente os da natureza, trazem benefícios à saúde, pois podem sinalizar um ambiente seguro que reduz a ansiedade.

Poluição atmosférica – Noventa e nove por cento da população mundial respira ar que excede as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), com uma estimativa de sete milhões de pessoas morrendo prematuramente devido à poluição do ar.

Segundo a OMS, a qualidade do ar está entre vários determinantes ambientais, sociais e econômicos da saúde mental. Pesquisas também mostram que altos níveis de partículas finas inaláveis (PM 2,5) também podem dificultar o desenvolvimento cognitivo das crianças. 

O relatório Danger in the Air do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) mostra que a exposição a altos níveis de poluição do ar pode resultar em problemas psicológicos e comportamentais mais tardios na infância, incluindo transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), ansiedade e depressão.

A plataforma de ação BreatheLife, uma parceria da OMS, PNUMA, Coalizão Clima e Ar Limpo (CCAC) e do Banco Mundial, apresenta várias soluções localizadas que os governos podem usar para vencer a poluição do ar e criar cidades mais saudáveis e cidadãos mais saudáveis.

Tais opções se concentram na mobilidade elétrica, caminhadas e ciclismo e outras opções de baixo carbono para países e cidades a fim de reduzir a poluição do ar, mitigar a mudança climática e criar espaços verdes. A campanha também destaca a importância de combater a poluição do ar pela indústria, transporte, gestão de resíduos, residências e agricultura e melhorar a gestão da qualidade do ar, adotando e cumprindo os bons padrões de qualidade do ar. 

Enquanto se fazem progressos, a pesquisa do PNUMA mostra que ainda há muito a ser feito. Reconhecendo a importância de abordar a poluição do ar, por exemplo, a Assembleia Geral da ONU declarou o dia 7 de setembro, o Dia Internacional do Ar Limpo para Um Céu Azul, como uma oportunidade para celebrar o progresso e gerar impulso para a ação global.

Poluição química – Os produtos químicos no meio ambiente são uma questão de saúde global. Embora os produtos químicos e os resíduos sejam os principais contribuintes para as economias mundiais, sua boa gestão é essencial para evitar riscos à saúde humana e aos ecossistemas e custos substanciais para as economias nacionais.

As pesquisas mostram que cerca de uma em cada três crianças tem chumbo em seu sangue em níveis que podem estar associados à diminuição da inteligência, dificuldades comportamentais e problemas de aprendizagem.

O PNUMA está trabalhando em conjunto com seus parceiros para desenvolver soluções gerais para a boa gestão de produtos químicos e resíduos. No mês passado, os Estados-membros, representantes da indústria, academia, ONGs e grupos de jovens concordaram em uma visão para a Abordagem Estratégica e a boa gestão de produtos químicos e resíduos além de 2020 para ajudar a proteger a saúde humana e planetária.

Mudança climática – Um recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) apontou o aumento esperado dos impactos na saúde mental devido à exposição a altas temperaturas, eventos climáticos extremos e perdas econômicas e sociais relacionadas ao clima, bem como ansiedade e angústia associadas à preocupação com a crise climática.

A OMS confirmou esta tendência, observando que a mudança climática está tendo impactos mais fortes e duradouros sobre o bem-estar mental das pessoas. Um relatório recente mostra que a depressão, a ansiedade e as condições relacionadas ao estresse têm sido relatadas após eventos climáticos extremos.

O relatório apela para uma resposta acelerada à crise climática por parte dos governos, incluindo esforços para enfrentar seus impactos sobre a saúde mental e o bem-estar psicossocial.