Dinamarca desenvolve sistema de casas flutuantes para driblar elevação do nível do mar

O projeto batizado de ‘Land on Water’ permite construir tudo sobre a água e utiliza plástico reciclado

E se fosse possível construir toda uma cidade em cima da água? Para quem sofre os efeitos da elevação do nível do mar causado pelo aquecimento global, essa solução pode ser bem interessante. É o caso da Dinamarca, que convive com o aumento do risco de inundações urbanas e desenvolveu um sistema de construção flutuante.

O projeto é do escritório de arquitetura dinamarques MAST e quer construir tudo sob a água: casas, acampamentos e espaços públicos de lazer. Batizado de “Terra na Água”, a inovação funciona basicamente assim: estruturas feitas de plástico reciclado, que podem ser facilmente transportados pelo mundo e montadas de várias formas, proporcionam uma base flutuante segura e capaz de suportar qualquer peso.

Além de ser construído com materiais sustentáveis, a ideia é que a estrutura forneça um habitat ideal para peixes e crustáceos e um ponto de ancoragem para moluscos e algas marinhas, preservando a biodiversidade local.

“O projeto fornecerá uma solução resiliente ao clima e adaptável para a construção de novos edifícios flutuantes em todo o mundo, mas também poderá levar a um tipo inteiramente novo de comunidade flutuante dinâmica e orgânica fora da rede, sendo uma alternativa às grandes cidades flutuantes planejadas atualmente em desenvolvimento, que repetem muitos dos erros cometidos pelos planejadores urbanos em meados do século 20”, destacou um comunicado no site do escritório.

Atualmente, a empresa está desenvolvendo um protótipo de um pavilhão flutuante usando o novo sistema e busca parceiros com interesses semelhantes para projetos inovadores e sustentáveis.