Vida saudável e bem-estar

Os resultados da ciência e tecnologia no setor agropecuário e na área de ciência dos alimentos são capazes de proporcionar melhorias na saúde e bem-estar da população. Essas ações contribuem na redução de doenças ligadas à má nutrição e atende à crescente demanda dos consumidores por alimentos mais saudáveis.

Com a crescente preocupação de valores nutricionais e qualidade dos alimentos, a Embrapa vem desenvolvendo variedades mais nutritivas e também as biofortificadas, buscando contribuir com os problemas de saúde pública associados às deficiências nutricionais.

Os avanços em pesquisas sobre alimentos, nutrição e saúde e suas relações trouxeram clareza ao papel da dieta na melhoria da vida do ser humano. Assim, cultivares de arroz, feijão, mandioca, frutas, legumes e hortaliças já foram lançadas no mercado, enquanto outras ainda estão em fase de finalização.

As ações ligadas ao ODS 3, sobre saúde e bem-estar, na Rede ODS Embrapa, têm como objetivo discutir e apresentar as contribuições da instituição para cumprir esse objetivo estratégico de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Alinhada com essas questões, a Embrapa, já em seu VI Plano Diretor 2014–2034, mostra sua preocupação com o tema. Nesse documento, ela declara a visão de ser referência mundial na geração e oferta de informações, conhecimentos e tecnologias, contribuindo para a inovação e a sustentabilidade da agricultura e a segurança alimentar.

E a pesquisa tem o desafio de desenvolver tecnologias mais eficientes para a produção agropecuária, buscando contemplar as necessidades de alimentos e outros produtos de modo a garantir a saúde e segurança alimentar da população.

Dessa forma, a Embrapa, como parte do sistema de pesquisa e inovação, vem contribuindo para atender às crescentes demandas da sociedade para o desenvolvimento de uma agropecuária dinâmica, complexa e, ao mesmo tempo, mais sustentável.