‘’A poluição do ar’’ é o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2019

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, a ONU instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Esta data é celebrada todos os anos no dia 5 de junho e tem como foco a preservação dos recursos naturais. Para que a conscientização aconteça, a cada ano um tema é debatido ao redor do mundo e são realizadas campanhas e atividades que mobilizam cidadãos, governantes e empresas. O tema escolhido para 2019 é ‘’A poluição do ar’’.

Nove em cada dez pessoas no mundo respiram ar poluído, e o tema desse ano tem como objetivo alertar e informar as pessoas sobre essa ameaça. A poluição do ar traz inúmeros prejuízos para a saúde, causando problemas respiratórios e cardiovasculares. As populações mais afetadas são as crianças, os idosos e as pessoas que já apresentam doenças respiratórias.

A escolha desse tema específico é uma oportunidade de estimular o desenvolvimento de políticas públicas pela qualidade do ar e, para tanto, se fazem necessárias ações de prevenção, combate e redução das emissões de poluentes.

Para unir esforços e influenciar a população para o combate da poluição do ar, a ONU Meio Ambiente no Brasil promove várias atividades em todo o território brasileiro entre os dias 1 e 9 de junho. Serão realizados lançamentos e ações de engajamento digital, impulsionando o diálogo entre os diferentes setores da sociedade e buscando um maior investimento em tecnologias verdes e mudanças nos hábitos da população.

Uma das atividades a ser realizada consiste em um evento em parceria com o Governo do Brasil, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e União da Indústria de Cana-de-açúcar (ÚNICA). Neste evento, Ricardo Salles, ministro do meio ambiente, anunciará o Lançamento da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar.

No mesmo evento também será lançada a campanha Respire Vida no Brasil, criada através de uma parceria entre a ONU Meio Ambiente e a OPAS/OMS, e a publicação “16 medidas pela qualidade do ar nas cidades: um chamado pela saúde e pelo meio ambiente”. Ambas iniciativas buscam a mobilização da comunidade na implementação de soluções que reduzam o impacto da poluição do ar, em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Segundo a representante da agência ambiental da ONU, Denise Hamú, o país está em um momento chave para o alcance da agenda urbana:

“A poluição do ar é responsável por 7 milhões de mortes por ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma excelente oportunidade para explorar políticas coerentes de energia renovável e tecnologias verdes. Com a Respire Vida agora no Brasil, esperamos uma ampla adesão dos municípios e estados para juntos começarmos a implementar medidas que garantam às futuras gerações o direito ao ar puro”.