O primeiro encontro do IV Ciclo de Estudos teve como foco o ODS 12 (produção e consumo sustentável)

Na noite da última quarta (21), aconteceu o primeiro encontro do IV Ciclo de Estudos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Faculdade Educacional Araucária – FACEAR, em Curitiba. O tema tratado nesse evento foi modos de produção e consumo sustentável (ODS 12).

O Sesi PR, a Faculdade da Indústria IEL, a FACEAR, a Celepar e o CIFAL Curitiba, envolvendo alunos, pesquisadores, professores e demais interessados, têm a intenção de disseminar em cada encontro informações sobre um ODS diferente da nova agenda mundial.

Leia também: Último Ciclo de estudos trouxe o ODS 15 como tema

A mediação foi realizada pela professora Kessyane da Silva Novaes Horbucz da Facear. A primeira palestrante, Priscila Tie Assahida Moreira, Especialista em Gestão de Projetos, Gestão Estratégica e Desenho de Serviços do Sistema Fiep, levou ao encontro as diversas iniciativas do Sistema FIEP que contribuem para que os novos modos de produção e de consumo sejam mais responsáveis. Além disso, apresentou algumas startups paranaenses de destaque, com ideias inovadoras que podem ajudar para o alcance das metas dos ODS.

O evento também contou com a apresentação do engenheiro Filipe Wotecoski, criador da Startup Metha Soluções. A empresa desenvolveu uma micro central hidrelétrica que possibilita que o proprietário possa gerar sua própria energia, sem a necessidade de represamento, e, portanto, sem impacto ambiental, o que a torna uma ótima alternativa tanto para o meio urbano quanto para o rural.

“O Brasil tem um grande potencial para desenvolvimento de Startups relacionadas ao ODS 12, basta os estudantes e interessados começarem a colocar suas ideias em prática”, afirma Felipe Wotecoski.

Em sintonia com uma meta específica do ODS 12, que visa incentivar as empresas a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios, a palestrante Juliana Sebastyani, do Sesi PR, apresentou como os relatórios de sustentabilidade podem orientar o caminho a ser percorrido pelas organizações que buscam estruturar a gestão da sustentabilidade. Além disso, contou sobre a experiência do Sistema Fiep ao utilizar o GRI (um modelo de relatório de sustentabilidade).

O que trata o ODS 12?

Mudanças nos padrões de consumo e de produção são destaques no ODS 12. O tema é tratado em todos os âmbitos, desde a produção, a compra até o momento do consumo. É fundamental que tanto o consumidor quanto o produtor ou o distribuidor do produto, esteja consciente para ajudar no alcance desse objetivo, repensando novos hábitos, para gerar consumo responsável.

Saiba mais sobre o que são os ODS