Copa dos Refugiados e Imigrantes 2022 será lançada hoje em São Paulo

Hoje, às 11h, acontece o lançamento da edição 2022 da Copa dos Refugiados e Imigrantes, no Museu do Futebol, em São Paulo. O evento é aberto ao público.

O torneio de futebol terá jogos em seis estados e no Distrito Federal. A última edição, em 2019, contou com a participação de mais de 1,2 mil atletas.

Representantes da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e da Agência da ONU para as Migrações (OIM) participam do evento de lançamento. O torneio é organizado pelo projeto social Pelo Direito de Migrar (PDMIG).

Com a presença de autoridades locais, representantes da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Agência da ONU para as Migrações (OIM) e atletas, a edição 2022 da Copa dos Refugiados e Imigrantes de futebol será lançada às 11h desta sexta-feira (26), no Museu do Futebol, em São Paulo. Serão apresentadas a programação dos jogos e a tabela da etapa São Paulo. O evento será aberto ao público.

A Copa dos Refugiados e Imigrantes é um projeto social e esportivo da organização Pelo Direito de Migrar (PDMIG), que busca integrar pessoas refugiadas e migrantes na comunidade local, incentivar seu protagonismo, gerar uma agenda positiva e colocar em destaque a agenda global de migração e deslocamento forçado.

A Copa também busca promover a socialização, a resiliência e a construção de uma base de torcida leal pela causa da imigração e do refúgio, com o objetivo de quebrar preconceitos, promover os direitos humanos e quebrar barreiras culturais por meio do incentivo à inclusão social destes novos cidadãos no Brasil.

Apoio – Lançado em 2014, o projeto ganhou visibilidade como um evento anual para homenagear aqueles que escolheram o Brasil como sua segunda casa. A Copa como atividade de inclusão social, espaço de confraternização para comunidades migrantes, e conta com o apoio institucional do ACNUR e da OIM, Ministério da Justiça e Segurança Pública (representado pelo Comitê Nacional para os Refugiados) e Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, em colaboração com diversos órgãos internacionais e nacionais, empresas públicas e privadas de diversos segmentos, bem como governos estaduais e municipais dos locais onde ocorrerão as etapas desta edição de 2022.

Na sua última edição, em 2019, a Copa foi realizada em cinco estados (RS, PR, SP, RJ, PE) e no Distrito Federal, com a participação de mais de 1.230 atletas. Neste ano, a edição 2022 acontecerá em seis estados e no Distrito Federal, nas seguintes cidades: Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Recife/PE e Brasília/DF, com o tema “Acolha a imigração: refúgio e migração são direitos humanos”.