Últimos dias para solicitar apoio da ONU Habitat para eventos sobre desenvolvimento urbano

A ONU Habitat Brasil, agência da Organização das Nações Unidas para “cidades mais sociais e ambientalmente mais sustentáveis”, está com as inscrições abertas para selecionar eventos para o Circuito Urbano 2022. As inscrições são gratuitas e o prazo é até sexta, 26 de agosto, com preenchimento de formulário on-line. Podem se inscrever instituições ou pessoas físicas.

Para ser selecionado, o evento deve tratar de desenvolvimento urbano sustentável e ter como norte parte dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODSs) da ONU (confira quais são ao final da matéria).

Valem eventos que sejam realizados entre 4 de outubro e 1º de novembro de 2022, seja de forma presencial, virtual ou híbrida. O período é referente ao Outubro Urbano, que concentra as discussões sobre cidades e desenvolvimento sustentável sempre entre a primeira segunda-feira do mês de outubro até o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro).

O tema deste ano é “Localizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: não deixar ninguém e nenhum lugar para trás”. Os proponentes podem se inscrever em cinco linhas temáticas: 1) Conhecer; 2) Planejar; 3) Participar & inovar; 4) Financiar & implementar; e 5) Monitorar & avaliar.

Os eventos selecionados ganharão apoio da ONU e serão divulgados como parte da programação do Circuito Urbano 2022. A divulgação dos eventos selecionados e o contato com inscritos (selecionados ou não) será de 5 a 9 de setembro.

O objetivo do Circuito Urbano é incentivar o debate técnico e político e promover desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo. O entendimento da ONU Habitat é de que a maioria dos objetivos de desenvolvimento sustentável precisam ser discutidos no âmbito dos centros urbanos, uma vez que as cidades e regiões próximas concentram 56% da população mundial, segundo dados do Relatório Mundial das Cidades 2022.

Em quatro edições, o Circuito Urbano já apoiou mais de 600 eventos no Brasil, o que faz o país ser o que mais celebra o Outubro Urbano. No Circuito Urbano 2021, os 179 eventos apoiados pela ONU Habitat Brasil reuniram 797 painelistas e 232 moderadores e renderam 30 mil visualizações e 14 mil espectadores.