No dia 9 de dezembro comemora-se o Dia Internacional Contra a Corrupção

O dia 9 de dezembro foi instituído mundialmente como o Dia Internacional contra a Corrupção. A data, proposta pela delegação brasileira, foi marcada pela Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, assinada por diversos países neste mesmo dia, em 2003.

Os dados demonstram que a sociedade brasileira é hoje uma das sociedades mais conscientes e engajadas para a causa anticorrupção no mundo. Ao mesmo tempo, a confiança da população do país nas instituições democráticas nunca esteve em níveis tão baixos como agora, devido à isso, torna-se necessário o fortalecimento do debate anticorrupção, além da disseminação de ideais de integridade e governança.

Afetando diariamente a vida das pessoas, a corrupção impede o acesso a recursos e oportunidades e corrói a confiança nas instituições públicas, frustrando o projeto de construir um mundo melhor. É necessário quebrar a cultura da corrupção, ajudando e garantindo o estabelecimento de instituições públicas fortes e confiáveis.

Para a ONU, atuar contra a corrupção é determinante para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, garantindo assim a erradicação da pobreza, proteção do planeta e prosperidade para todos.