UIT lança novo Guia de Proteção Online para Crianças

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) lançou nesta terça-feira (23) o novo Guia de Proteção Online para Crianças 2020, um conjunto abrangente de recomendações para crianças, pais e educadores, indústria e tomadores de decisão sobre como contribuir para o desenvolvimento de um ambiente online seguro e empoderador para crianças e jovens.

A internet e tecnologias digitais relacionadas têm proporcionado novas maneiras das crianças se comunicarem, aprenderem, brincarem, ouvirem música e participarem de uma vasta variedade de atividades culturais e educacionais. Por conta disso, elas também estão mais expostas a uma gama de condutas, conteúdos e contatos danosos online.

A questão de como garantir a segurança online das crianças na época da COVID-19 é mais urgente do que nunca”, afirmou o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao. “O novo Guia de Proteção Online para Crianças é uma ferramenta bem oportuna para proteger o bem-estar, a integridade e a segurança das nossas crianças, nosso presente mais valioso”.

As novas diretrizes foram redesenhadas do zero para refletir as mudanças significativas no cenário digital em que as crianças se encontram, como a Internet das Coisas, jogos conectados e online, robótica, aprendizado virtual e inteligência artificial.

Além disso, a nova edição aborda uma importante lacuna: a situação enfrentada por crianças com deficiência, para quem o mundo online oferece uma salvação particularmente crucial para uma participação social completa. Também foram incluídas considerações sobre as necessidades especiais para crianças migrantes e outros grupos vulneráveis.

“O comportamento de ofensores e redes criminosas está evoluindo constantemente, como tem sido visto durante a pandemia da COVID-19, com infratores tirando vantagem desta nova realidade onde há muito mais crianças online do que o habitual. Então é imperativo que sistemas de proteção infantil se desenvolvam rápido ou até mais rápido”, afirmou a representante do secretário-geral da ONU para a violência contra crianças, Najat Maalla M’jid. “Um problema mundial e que atravessa fronteiras requer uma abordagem focada no direito das crianças, em diversos atores e multisetorial, que reúna todos os envolvidos, incluindo as crianças, para garantir uma proteção online infantil mais forte e mais proativa”.

As novas diretrizes foram desenhadas para servir como um modelo que possa ser adaptado e usado por diferentes países e atores, de maneira que seja consistente com a legislação e costumes locais, afirmou a diretora do Escritório de Desenvolvimento de Telecomunicação da UIT, Doreen Bogdan-Martin. “Elas podem ser consideradas como um passo inicial para engajar todos os atores relevantes – governos, setor privado, associações de pais e professores e as próprias crianças – nas discussões sobre medidas específicas e ações para criar um ambiente online mais seguro”.

O Guia de Proteção Online para Crianças 2020 foi elaborado pela UIT e por um grupo de trabalho de autores de instituições líderes e ativas no setor de assuntos de informação e tecnologia da comunicação e também de assuntos de proteção infantil online.

Acesse o Guia de Proteção Online para Crianças 2020 (em inglês) aqui.