Violência contra as mulheres cresce no Brasil

A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta que, no mundo, a cada três mulheres uma delas é vítima de violência por gênero.

Infelizmente, no Brasil não é diferente. Segundo o último Anuário de Segurança Pública, em 2017, aconteceram diariamente, 606 casos de violência doméstica com lesão corporal dolosa (quando tem intenção de lesionar a vítima). No total, foram mais de 221 mil registros de violência doméstica, só em 2017.

Além disso, mais de 4.500 mulheres sofreram homicídio em 2017, representando um aumento de 6,1% em relação à 2016.

Previsto pela legislação brasileira, desde 2015, o indicador de feminicídio, contabiliza crimes que são praticados só pelo fato de a vítima ser mulher. Em 2017, foram registrados mais de 1.130 casos de feminicídios.

Apesar de a Lei Maria da Penha, em vigor desde 2006, ter tornado mais rigorosa a punição para as agressões contra a mulher, a Organização Mundial da Saúde apontou que a taxa de feminicídio, do Brasil, ficou como a 5ª maior do mundo, em 2017. Ou seja, por dia, mais de 12 mil mulheres sofreram algum tipo de agressão e, aproximadamente, 13 foram assassinadas.

Outro indicador alarmante, que também demonstra a violência contra a mulher, são as ocorrências de estupros. Em 2017, foram registrados mais de 60 mil estupros; comparando com o ano anterior aumentaram 8,4%.

Boas práticas

O Sesi PR, em parceria com a ONU Mulheres, desenvolveu a Plataforma Empoderamento das Mulheres: Trabalho e Valorização (www.relatoriosdinamicos.com.br/mulheres), com indicadores estaduais e municipais de gênero, e outras informações que podem ajudar na reflexão sobre o tema e na definição de ações, para que o empoderamento das mulheres se concretize e possa beneficiar toda a sociedade.