Quer vida longa para sua empresa? Combine ESG com Inovação

Além de fazer as empresas desenvolverem produtos e serviços mais sustentáveis, a estratégia engaja talentos e fomenta método de adaptação aos novos tempos

Você sabe qual é a expectativa de vida das empresas brasileiras? Enquanto a população atinge, em média, 76,8 anos, as empresas chegam apenas aos 34,7 anos. Aproximadamente 60% das empresas morrem antes de completar 5 anos de idade. Na procura do segredo de uma vida longa para as organizações, a capacidade de inovação e adaptação a novas circunstâncias é o melhor caminho.

E qual é a adaptação que a sociedade está demandando hoje? O ESG! Pode ser não a única mudança que o mercado pede, mas é tão importante como, por exemplo, a digitalização. Vemos, no entanto, poucas organizações que pensam na combinação de ESG + inovação. O que ainda domina muito é o ESG = gestão de riscos.

Junto com o Pacto Global das Nações Unidas, temos desenvolvido uma solução para empresas que querem experimentar essa combinação do ESG + inovação. O programa se chama Inova 2030 Dispara e engaja jovens talentos na procura de produtos, serviços e novos modelos de negócio mais sustentáveis. Em apenas 4 meses, o programa capacita os colaboradores a desenvolver novas soluções. A entrega final é um pitch onde os participantes precisam responder às seguintes perguntas: Qual é a ideia? Como cria valor para o negócio? Como contribui para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas?

No ano passado, 232 colaboradores de empresas como Bayer, edp, Syngenta, Neoenergia e Emtel participaram do programa. Recebemos um total de 59 pitches e, entre eles, ideias como as seguintes:

De Resíduo a Insumo

Ao invés de pagar para se desfazer de resíduos na produção, um projeto transformou os resíduos em corantes, gerando um novo produto no portfólio de soluções da empresa.
O business case: redução de custo plus novas receitas.
Contribuição para os ODS: ODS 6 (Água Potável e Saneamento) porque o processo gera menos efluentes e ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) porque foi criado um produto à base de resíduos, com economia circular.

Mobilidade Urbana Sustentável

Fomentar o uso de veículos elétricos mediante o parcelamento facilitado na conta de luz.
O business case: aumento de receita via venda de energia.
Contribuição para os ODS: ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

Funil de Intraempreendedorismo

Implementação de um processo de intraempreendedorismo na empresa, que permite a qualquer colaborador enviar os seus projetos de inovação e sustentabilidade e ter a oportunidade de desenvolvê-los em parceria com a companhia e outras instituições.

O business case: funil de novas ideias e inovações que permitem crescimento e diferenciação no mercado.
Contribuição para os ODS: ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) porque estimula a inovação sustentável

Os exemplos mostram o poder de combinar ESG com inovação. As empresas ganham novos produtos e serviços mais sustentáveis no portfólio, engajam os talentos a partir de seu propósito (afinal, muitos jovens se preocupam com temas sociais e ambientais) e fomentam um método mais ágil a se adaptar às mudanças na nossa sociedade.